Como tomar uma boa decisão? Como se tornar um bom investidor? Formar nossos próprios pensamentos e escolhas em nosso modelo de pensamento é um bom começo. Construir esses modos de pensar é a chave para tomar as decisões certas.
Não pode haver apenas um martelo na mão.
O modelo mental é uma previsão do desenvolvimento das coisas. É claro que você quer que as coisas se desenvolvam, não um modelo mental, mas como você acha que as coisas se desenvolverão é o seu modelo mental.
Se uma pessoa tem um modelo mental completo e sólido, ela pode fazer previsões precisas sobre o desenvolvimento das coisas, então ela tem a capacidade de fazer julgamentos melhores do que os outros.
A Wikipédia acredita que o núcleo do modelo mental é que deve haver vários modelos. Se você compará-lo a uma ferramenta, quanto mais ferramentas você tiver, melhor. Pode não ser possível ter muitas ferramentas na realidade, mas você tem que permitir tantas ferramentas quanto possível em sua própria caixa de ferramentas em sua mente.
Imagine o que aconteceria se você tivesse que consertar algo sem as ferramentas certas. Pela minha experiência, se você tiver as ferramentas certas, você resolverá o problema e as coisas serão mais fáceis.
Quanto mais modelos mentais tivermos, mais tendemos a tomar decisões corretas.
Se o cérebro das pessoas não for adequadamente treinado, então o cérebro está mais inclinado a pensar sobre problemas em padrões que elas conhecem e gostam.
O argumento de Munger é compará-lo a um homem com apenas um martelo: "Se uma pessoa tem apenas um martelo como arma, então a maneira como ele resolve todos os problemas é usar apenas um martelo".
Quando você está acostumado a pensar com um modelo mental, você tende a colocar tudo no modelo mental, independentemente da situação.
Então tente adicionar modelos diferentes ao seu modelo mental existente, e permitir que estes modelos compitam e comparem uns com os outros.
No início, o cérebro vai sentir-se desconfortável a fazer isto, mas precisamos de saber que este é um modelo mental diferente a trabalhar.
Você se lembra de aprender a andar de bicicleta pela primeira vez? No começo, você pode não pensar ou acreditar que pode andar de bicicleta, mas no final você conseguiu andar de bicicleta, e você não consegue imaginar como é feito. Uma vez que você sabe como fazer isso, você nunca vai esquecer essa habilidade.
Há muitas ferramentas diferentes no seu kit de cérebro, não seja uma pessoa com um "martelo".
Charlie Munger disse:
Munger acredita que o pensamento é uma resposta ao nível de educação de uma pessoa.
Munger mencionou especificamente essas principais disciplinas que podem ajudar a expandir o pensamento sobre modelos mentais, e disse que você não precisa saber tudo nessas disciplinas, mas precisa saber o conteúdo principal.
Elaborar uma lista de investimentos
Para os investidores, é necessário ter uma lista para verificar.
O modelo de inventário pode ajudar os investidores a tomar melhores decisões em seus investimentos, mas não há lei. Os investidores precisam aprender com os erros e constantemente adicionar novos fatores às suas listas.
Esta lista pode ajudar-nos e ajudar os investidores a permanecerem racionais diante da incerteza e do caos.
O bem conhecido investidor de sucesso Seth Klarman (fundador do quarto fundo de hedge Baupost do mundo) e Monis Pablo (Mohnish Pabrai, discípulo de Buffett, uma nova geração de investidores de valor) são métodos de lista de verificação Usuários ativos, todos eles dizem que o uso do método de inventário no investimento é o passo básico no processo de decisão.
O próprio Munger nunca disse como ele usou a lista, mas ele nos lembrou da importância da lista através de palestras, escritos e conversas em várias ocasiões.
Pensamento inverso
Munger disse:
Ao investir, você quer obter lucro buscando boas notas, ou quer ser mais bem-sucedido praticando constantemente sua aversão ao risco?
A maioria das pessoas pensa que grandes riscos significam grandes retornos, mas Buffett ganha riqueza evitando riscos.
Munger disse uma vez que o sucesso dele e do Buffett não foi porque eram espertos, mas porque tentaram evitar a estupidez.
Aqui está um exemplo relacionado com o mercado de ações. Se você encontrar uma ação e quiser comprá-la, e depois de inferir toda a análise, você pode inferir que você pode comprá-la.
Assim, pode tentar assegurar-se de que a sua investigação é abrangente e que todos os aspectos do investimento são cuidadosamente considerados.
É bom em aprender com os erros
A única maneira de tornar os investidores mais inteligentes é continuar aprendendo com os erros. Isso não é apenas uma questão de atitude, mas também uma altura para olhar para o problema.
Depois que Edison inventou a lâmpada, alguém lhe disse que ele tinha encontrado o material mais adequado para a invenção da lâmpada depois de 3.000 falhas. A resposta de Edison foi que ele não falhou 3.000 vezes. Ele só aprendeu 3.000 maneiras de fazer a lâmpada. Esta é uma altura incrível para olhar para o problema.
Buffett também disse muitas vezes que ele também aprendeu muito com o fracasso. Buffett costumava investir milhões de dólares na fábrica de sapatos Dexter. A fábrica fechou alguns anos depois. Durante a investigação subsequente de Buffett sobre a empresa, ele encontrou seus erros anteriores e decidiu resumir a teoria do fosso de investimento.
Recentemente, o bilionário fundador do fundo de hedge Pershing Square, Bill Ackman, sofreu contratempos em seu investimento. Ele investiu na Valeant Pharmaceuticals Inc., o maior investidor da empresa farmacêutica, e seu investimento na empresa causou a Aikeman um prejuízo de US$ 1,99 bilhão.
Recentemente, ele apareceu na TV frequentemente para explicar seu processo de falha de investimento e o impacto no Fundo Pershing. O que queremos ver é sua humildade em relação aos erros. Ekman é mais inteligente do que muitos outros investidores do mundo. E ele é mais rico. Ele também reconhece publicamente seus erros em programas de TV. Todo investidor deve ter essa atitude.
Ainda há alguns investidores em nossas vidas que não fizeram muita pesquisa tangível, e simplesmente seguem a propaganda dos jornais e outras mídias para investir.
No final, os seguidores cegos devem colocar-se numa situação de perda. Temos de aprender com isso. Se não fizermos investigações e pesquisas reais, temos de nos lembrar sempre de que podemos cometer erros.
Encontre uma pessoa muito boa para seguir.
Charlie Munger disse: "Eu tenho procurado alguém que seja excepcionalmente bom na minha vida para observar o seu investimento.
O que você observa e aprende aumentará os fatores que tornam seu investimento bem-sucedido. Aprender e emular essas pessoas muito boas não deve ficar na superfície, emular seu pensamento e estilo não lineares. Este tipo de emulação e aprendizagem terá um efeito positivo.
Munger recomenda especialmente que os investidores tirem tempo para assistir ao filme
A leitura torna as pessoas racionais.
É necessário ter paciência para praticar os métodos de pensar sobre problemas com diferentes modelos mentais, e melhorar um pouco a cada dia.
A leitura é um dos truques da aprendizagem. A razão é uma maneira de aprender que pode ser aprendida. Todos nós temos uma preferência natural por certos comportamentos e ideias, mas os investidores podem se tornar mais racionais aprendendo a ensinar a si mesmos.
Para ler os trabalhos de investidores famosos, você pode descobrir quais "distúrbios funcionais" você tem no pensamento através da comparação. A leitura também pode ajudá-lo a encontrar a maneira de superar esses "distúrbios funcionais" e encontrar os certos. A direção do desenvolvimento.
Capacidade de formação em falsificação
Aprenda a pensar nas suas próprias ideias. É fácil escolher as ações que você gosta no seu subconsciente, e filtrar as ideias opostas que bloqueiam a sua ação escolhida antes de tomar uma decisão de compra.
Mas lembre-se que o mercado de ações não se importa com o quanto você ama as ações, e o mercado é o mais cruel.
O Sr. Munger elogiou muito o espírito de falsificação de Charlie Darwin. Ele comentou o modelo de pensamento racional e objetivo de Darwin na cerimônia de abertura da Escola da Ivy League em 2007 nos Estados Unidos, especialmente sua capacidade de corrigir continuamente suas conclusões iniciais.
Munger disse:
Como investir nesta aplicação? Munger explicou: