Sistema e estratégia de negociação CTA de primeira geração
A primeira geração de sistemas de negociação CTA apareceu nos anos 1960 e 1970. Devido à forte tendência no mercado de commodities na época, a estratégia CTA alcançou ganhos consideráveis na época. A forte tendência no mercado de commodities durante este período pode ser atribuída ao crescimento econômico sustentado e à inflação crescente da economia após a Segunda Guerra Mundial. Um mercado de tendências fortes permite que um sistema de rastreamento de tendências simples obtenha melhores retornos. O sistema de CTA de primeira geração lida com menos mercados e variedades básicas, e o sistema de negociação é relativamente simples, geralmente um sistema de negociação que rastreia vários alvos de negociação. Esta estratégia funcionou bem devido à tendência no mercado de commodities na época.
As estratégias usadas na primeira geração de sistemas de negociação são aquelas que agora estão familiarizadas com estratégias de rastreamento de tendências, como sistemas de médias móveis (mais algumas condições de filtragem simples, como quando a média móvel de curto prazo excede a média móvel de longo prazo ou vice-versa).
Sistema e estratégia de negociação CTA de segunda geração
Devido ao desacoplamento do dólar e do ouro, o mercado de futuros financeiros se desenvolveu rapidamente entre 1970 e 1980, permitindo que os fundos de gerenciamento de futuros participassem de muitos mercados de futuros, incluindo mercados monetários, mercados de títulos, futuros de índices de ações e derivativos financeiros de ações.
Com base nas características do mercado acima referidas, o sistema de negociação e a estratégia CTA de segunda geração apresentam as seguintes características em comparação com a estratégia CTA de primeira geração:
Sistema e estratégia de negociação CTA de terceira geração
O sistema de negociação CTA de terceira geração é uma maior diversificação, descentralização e mais adaptabilidade do sistema de negociação de segunda geração.