A negociação ativa é o ato de comprar e vender valores mobiliários com base em movimentos de curto prazo para lucrar com os movimentos de preços em um gráfico de ações de curto prazo.
A estratégia de compra e retenção emprega uma mentalidade que sugere que os movimentos de preços a longo prazo superam os movimentos de preços a curto prazo e, como tal, os movimentos de curto prazo devem ser ignorados.
Existem vários métodos utilizados para realizar uma estratégia de negociação ativa, cada um com ambientes de mercado adequados e riscos inerentes à estratégia.
Aqui estão quatro das estratégias de negociação ativa mais comuns e os custos incorporados de cada estratégia (a negociação ativa é uma estratégia popular para aqueles que tentam bater a média do mercado).
Negociação diária A negociação diária é talvez o estilo de negociação ativa mais conhecido. É muitas vezes considerado um pseudônimo para a própria negociação ativa. A negociação diária, como o nome indica, é o método de compra e venda de títulos dentro do mesmo dia. As posições são fechadas no mesmo dia em que são tomadas, e nenhuma posição é mantida durante a noite.
Negociação de posições Alguns realmente consideram a negociação de posição como uma estratégia de compra e retenção e não como negociação ativa. No entanto, a negociação de posição, quando feita por um comerciante avançado, pode ser uma forma de negociação ativa.
Os traders de tendência procuram sucessivos máximos mais altos ou máximos mais baixos para determinar a tendência de um título. Ao pular e montar a onda, os traders de tendência visam se beneficiar dos movimentos ascendentes e descendentes do mercado. Os traders de tendência procuram determinar a direção do mercado, mas não tentam prever nenhum nível de preço. Tipicamente, os traders de tendência saltam sobre a tendência depois que ela se estabeleceu, e quando a tendência quebra, eles geralmente saem da posição. Isso significa que em períodos de alta volatilidade do mercado, a negociação de tendência é mais difícil e suas posições geralmente são reduzidas.
Essas regras de negociação ou algoritmos são projetados para identificar quando comprar e vender um título. Embora um algoritmo de negociação swing não precise ser exato e prever o pico ou o vale de um movimento de preço, ele precisa de um mercado que se mova em uma direção ou outra.
Além disso, um scalper não tenta explorar grandes movimentos ou mover grandes volumes. Em vez disso, eles tentam tirar proveito de pequenos movimentos que ocorrem com frequência e movem volumes menores com mais frequência. Como o nível de lucros por comércio é pequeno, os scalpers procuram mercados mais líquidos para aumentar a frequência de seus negócios. E ao contrário dos swing traders, os scalpers gostam de mercados calmos que não são propensos a movimentos repentinos de preços para que possam potencialmente fazer o spread repetidamente nos mesmos preços bid/ask.
Custos inerentes às estratégias comerciais Há uma razão pela qual as estratégias de negociação ativa eram antes empregadas apenas por comerciantes profissionais. Não só ter uma casa de corretagem interna reduz os custos associados à negociação de alta frequência, mas também garante uma melhor execução de negócios. Comissões mais baixas e melhor execução são dois elementos que melhoram o potencial de lucro das estratégias. Compras significativas de hardware e software são normalmente necessárias para implementar com sucesso essas estratégias. Além dos dados de mercado em tempo real, esses custos tornam a negociação ativa um tanto proibitiva para o comerciante individual, embora não totalmente inatingível.