A cabeça e os ombros (HS) é um padrão de reversão que sinaliza que a tendência anterior está se revertendo, ou já se reverteu.
Um topo HS é formado quando o preço faz uma alta, retira, faz uma alta mais alta, retira e, em seguida, faz uma alta mais baixa.
Conecte os dois mínimos dentro do padrão com uma linha de tendência. Esta é a linha de pescoço. Se a linha de pescoço estiver em ângulo ascendente, os comerciantes muitas vezes entrarão em posições curtas, ou venderão posições longas, quando o preço cair abaixo da linha de tendência após o terceiro pico. Se a linha de pescoço estiver plana ou em ângulo descendente, os comerciantes entrarão em posições curtas, ou venderão posições longas, quando o preço cair abaixo da última baixa de pullback. Quando o preço cair abaixo da linha de pescoço, ou última baixa de pullback, é chamado de breakout.Se entrar em uma negociação curta no nível de breakout, um stop loss é colocado acima do alto do ombro direito.
Uma vez que um padrão é concluído, o preço freqüentemente, mas nem sempre, se move de volta para, ou acima, do ponto de ruptura. Isso ocorre no gráfico acima, onde o preço cai abaixo da linha do pescoço, mas depois retorna acima dele alguns dias depois antes de continuar seu curso descendente. É por esta razão que um stop loss é colocado acima do ombro direito em posições curtas, pois isso ajuda a reduzir a possibilidade de ser parado por esses pequenos movimentos de preço contra a direção do comércio.
O movimento descendente estimado após a conclusão do padrão é a altura do padrão subtraída do preço de ruptura. Por exemplo, se o preço de ruptura for de US $ 20 e o máximo durante o padrão for de US $ 25, a altura do padrão é de US $ 5. Isso indica uma queda para US $ 15.No primeiro exemplo do gráfico, a altura do padrão subtraída do breakout resultaria em um preço negativo. Isso não pode acontecer, portanto, em tais casos é necessário outro método de estimativa. As porcentagens podem funcionar bem. Suponha que o topo de um padrão seja de US $ 60 e o ponto de ruptura seja de US $ 30. Não queremos assumir que uma ação vá para zero usando a abordagem convencional, então as porcentagens fornecem uma estimativa muito melhor. O declínio de US $ 60 para US $ 30 é de 50%. Portanto, pegue 50% de US $ 30 para obter uma meta de US $ 15. Isso é mais realista do que US $ 0.
A lógica para o padrão de topo é que as tendências de alta fazem altas altas e baixas altas. Uma vez que o padrão é concluído, o preço já fez uma alta mais baixa (ombro direito) e potencialmente uma baixa mais baixa no ponto de ruptura.
O fundo da cabeça e ombros (HS), ou cabeça e ombros inversos, ocorre após uma tendência de queda, e sinaliza que uma tendência de alta pode estar começando ou em andamento.
Se a linha do pescoço for plana ou inclinada para baixo, as posições longas são frequentemente tomadas quando o preço se move acima da linha do pescoço.
Coloque um stop loss abaixo da parte inferior do ombro direito. Uma vez que o preço quebra, ele pode nem sempre prosseguir imediatamente na direção esperada, e ter um stop loss abaixo dos ombros direitos ajuda a reduzir a chance de ser parado à medida que o preço oscila.
O movimento de preço para cima projetado uma vez que o padrão for concluído é baseado na altura do padrão. Adicione a altura do padrão ao preço de ruptura. Por exemplo, se o mínimo do padrão for de US $ 50, e o ponto de ruptura for de US $ 60, a altura é de US $ 10 e o alvo para cima é de US $ 70.
A lógica para o padrão é que, uma vez que o padrão é concluído, já há evidências de que a tendência de baixa terminou. As tendências de baixa fazem baixos mais baixos e máximos mais baixos, e o ombro direito superior significa que isso não está mais ocorrendo.
A estimativa de alvo para o padrão é apenas isso: uma estimativa. O preço pode não atingir o alvo, ou pode se mover bem além dele. Se houver uma grande tendência de alta, seguida por uma pequena cabeça e ombros, se o preço voltar para baixo, o declínio pode muito bem exceder a estimativa baseada no padrão de cabeça e ombros pequenos. Enquanto os alvos são um bom guia, o tamanho de outros movimentos de preços em torno do padrão também pode ser levado em consideração.
A desvantagem dos padrões HS é que a recompensa-a-risco muitas vezes não é tão atraente. Dependendo do tamanho do ombro direito, a quantidade de stop loss no comércio geralmente é apenas ligeiramente menor do que o lucro potencial, que é baseado na altura total do padrão. Se arriscar US $ 100, um comerciante pode extrair US $ 120 a US $ 200, equivalente a uma recompensa-a-risco de 1.2: 1 a 2: 1.
Embora nem todos os padrões HS valham a pena ser negociados, quando o padrão é concluído, ainda fornece informações analíticas sobre se o preço provavelmente irá para baixo ou para cima no próximo tempo.