O triângulo pode ser uma continuação ou um padrão de reversão. Embora, mais frequentemente, seja um padrão de continuação. Existem três tipos de triângulos: simétrico, ascendente e descendente. Para fins comerciais, eles são todos iguais, apenas parecem diferentes.
Um triângulo se forma quando a ação do preço se estreita em várias oscilações de preço. Se as linhas de tendência forem desenhadas ao longo dos altos e baixos da ação do preço, as linhas de tendência convergem uma para a outra. Isso cria a aparência do triângulo.
Os triângulos ocorrem em tendências ascendentes e descendentes. Como eles podem ser padrões de continuação ou reversão, os comerciantes esperam que o preço saia do padrão para indicar em que direção ele está indo.
Uma vez que os triângulos de continuação ocorrem com mais frequência do que os triângulos de reversão, concentre-se mais em rupturas para cima durante as tendências de alta e rupturas para baixo durante as tendências de baixa.
Para desenhar um triângulo, é necessário que haja pelo menos duas altas e duas baixas. As linhas de tendência são desenhadas ao longo das altas e baixas, respectivamente, e se estendem para a direita. O preço pode fazer mais algumas oscilações dentro do triângulo.
Quando o preço se move acima da linha de tendência superior, ele sinaliza que o preço provavelmente se moverá para cima. O padrão está completo. Se o preço cair abaixo da linha de tendência inferior, ele sinaliza que o preço provavelmente continuará a cair.
Triângulos simétricos são criados quando ambas as linhas de tendência estão se movendo uma em direção à outra.
Um triângulo ascendente ocorre quando a linha de tendência inferior está subindo enquanto a linha de tendência superior é horizontal.
Um triângulo descendente é quando a linha de tendência superior é inclinada para baixo, enquanto a linha de tendência inferior é horizontal.
Com todos os três tipos de triângulos, faça um comércio quando o preço sair do padrão. O preço exato de ruptura é subjetivo, pois pequenas alterações na forma como a linha de tendência é desenhada alterarão o nível do preço de ruptura.
Coloque um stop loss logo fora do padrão, no lado oposto do breakout. Por exemplo, se você comprar um breakout para cima, coloque um stop loss logo abaixo da linha de tendência inferior. Se for curto em um breakout para baixo, coloque um stop loss logo acima da linha de tendência do triângulo superior.
A altura de um triângulo na sua base, ou parte mais larga, fornece algumas pistas sobre o quão longe o preço poderia correr após a quebra.
Use o swing baixo e o swing alto na base do padrão para fazer essa estimativa, em vez de medir a distância entre as linhas de tendência.
Uma vez que as continuações são mais confiáveis do que as inversões, se uma quebra ascendente ocorrer durante uma tendência ascendente, considere tomar uma posição longa. Se o preço quebrar para o lado descendente durante uma tendência ascendente, pense duas vezes antes de curti-lo. Dito isso, não deixe que preconceitos ou crenças interfiram com o que o mercado está realmente fazendo. Embora uma quebra triangular ascendente possa ser mais provável durante uma tendência ascendente, uma quebra descendente envia um sinal de alerta de que a tendência ascendente pode estar em apuros ou que o preço se moverá mais baixo por um tempo.
A relação recompensa: risco em triângulos é sempre melhor do que 1:1, o que é favorável. Isso ocorre porque a meta de lucro é baseada em toda a altura do padrão, enquanto o stop loss é baseado na parte menor do triângulo uma vez que as linhas de tendência convergiram.