Um gap é um espaço vazio entre uma barra de preços e a próxima.
As lacunas ocorrem inesperadamente, e é por isso que não ocorre negociação entre as duas barras de preço. De um dia para o outro, o valor percebido do ativo entre os investidores mudou.
Existem quatro tipos de lacunas: comum, separado, fugitivo e exausto, bem como um padrão de lacunas chamado de inversão de ilha.
As lacunas comuns não fornecem uma visão analítica significativa e são ocorrências regulares. As lacunas comuns são pequenas, o que significa que a diferença de preço entre as duas barras de diferença não é significativa. As lacunas comuns ocorrem frequentemente em ações de um dia para o outro e nos mercados de moeda durante o fim de semana.
As lacunas comuns são tipicamente, mas nem sempre,
Uma vez que as disparidades ocorrem regularmente, não dizem muito sobre a direcção futura do preço.
Os preços dos ativos se movem em intervalos ou tendências. Os intervalos são quando o preço está se movendo para cima e para baixo, mas pouco progresso é feito em ambas as direções. As tendências ocorrem quando o preço está progredindo para cima ou para baixo em várias oscilações de preços. Quando um preço se move de intervalo para tendência, às vezes começará essa tendência com uma lacuna de ruptura.
Um breakout mostra um movimento decisivo fora de um intervalo ou outro padrão de gráfico. Estes tipos de breaks são comumente associados a volume pesado, mostrando a forte convicção do breakout.
Os intervalos de ruptura não tendem a se preencher, ou pelo menos não por um longo tempo. Em vez disso, o preço tende a correr na mesma direção que a ruptura por algum tempo depois. Os momentos em que os intervalos de ruptura se preenchem, a direção de ruptura geralmente prevalece. O preço pode se mover de volta para onde a lacuna começou, enganando os comerciantes a pensar que a lacuna foi uma falsa ruptura, mas então o preço geralmente continua se movendo na direção de ruptura.
Os breakouts podem ocorrer para cima ou para baixo. A visão analítica é a mesma: esperar mais movimento nessa direção de ruptura.
Uma vez que uma tendência começa e está em andamento por um tempo, mais traders começam a ouvir sobre isso. Qualquer notícia positiva ou catalisador traz traders que estiveram esperando para entrar. Isso causa uma lacuna descontrolada, ou uma lacuna no meio da tendência, indicando que a tendência ainda é forte e ganha força.
Estes tipos de lacunas também estão tipicamente associados a um aumento de volume, mas muito volume não é tão importante aqui como é com lacunas de ruptura.
Os traders que já estão em posições verão o evento como um sinal para manter o comércio por mais tempo. Aqueles que estão à margem podem querer entrar, pois provavelmente há mais espaço para o preço correr. Embora isso possa ser uma entrada favorável, não é tão favorável quanto entrar após uma brecha.
A diferença de exaustão ocorre no final de uma tendência, muitas vezes após um aumento significativo do preço. A diferença maior após um forte avanço mostra euforia, onde os últimos remanescentes dos que estão à margem entram no comércio.
Por outro lado, um aumento significativo de volume de duas ou três vezes o volume em picos anteriores também indica uma reversão porque com tantas pessoas entrando, é questionável quantos comerciantes serão deixados para continuar empurrando o preço nessa direção.
As lacunas de exaustão apenas sinalizam que a tendência está perto do fim e podem não marcar o ponto de virada exato na outra direção.
O padrão ainda fornece insights, porque após uma lacuna de exaustão o preço raramente revisitará esses níveis extremos de preço por um longo tempo. Em outras palavras, quando o preço se inverte, geralmente tende nessa direção por um longo tempo.
Uma inversão de ilha é um padrão composto por uma lacuna na direção da tendência, um período principalmente lateral para o preço, em seguida, uma lacuna na outra direção.
A ilha é um padrão de reversão forte, porque deixa muitos comerciantes presos em negócios a preços pobres (a ilha).
Muitas vezes, a ilha não é testada novamente por algum tempo porque uma nova tendência se desenrola na direção inversa.