Os traders e investidores podem transformar regras precisas de entrada, saída e gerenciamento de dinheiro em sistemas de negociação automatizados que permitem que computadores executem e monitorem os negócios.
Este artigo apresenta e explica algumas das vantagens e desvantagens, bem como as realidades, dos sistemas de negociação automatizados.
Os sistemas de negociação automatizados
As regras de entrada e saída do comércio podem ser baseadas em condições simples, como um crossover de média móvel, ou podem ser estratégias complicadas que exigem uma compreensão abrangente da linguagem de programação específica da plataforma de negociação do usuário.
Os sistemas de negociação automatizados normalmente exigem o uso de software ligado a um corretor de acesso direto, e quaisquer regras específicas devem ser escritas na linguagem proprietária dessa plataforma. A plataforma TradeStation, por exemplo, usa a linguagem de programação EasyLanguage.
Um gráfico de cinco minutos do contrato ES com uma estratégia automatizada aplicada.
Algumas plataformas de negociação possuem
Muitos traders, no entanto, optam por programar seus próprios indicadores e estratégias personalizadas ou trabalhar em estreita colaboração com um programador para desenvolver o sistema. Embora isso normalmente exija mais esforço do que usar o assistente da plataforma, permite um grau muito maior de flexibilidade e os resultados podem ser mais recompensadores.
Uma vez estabelecidas as regras, o computador pode monitorar os mercados para encontrar oportunidades de compra ou venda com base nas especificações da estratégia de negociação. Dependendo das regras específicas, assim que uma negociação for inserida, todas as ordens para stop loss protetoras, trailing stops e metas de lucro serão geradas automaticamente.
Há uma longa lista de vantagens de ter um computador monitorar os mercados para oportunidades de negociação e executar os negócios, incluindo:
Minimizar as emoções. Os sistemas de negociação automatizados minimizam as emoções durante todo o processo de negociação. Ao manter as emoções sob controle, os comerciantes geralmente têm mais facilidade em aderir ao plano. Como as ordens de negociação são executadas automaticamente uma vez que as regras de negociação foram cumpridas, os comerciantes não poderão hesitar ou questionar o comércio. Além de ajudar os comerciantes que têm medo de puxar o gatilho, a negociação automatizada pode conter aqueles que são propensos a exagerar o comércio, comprando e vendendo em todas as oportunidades percebidas.
Backtesting. Backtesting aplica regras de negociação a dados de mercado históricos para determinar a viabilidade da ideia. Ao projetar um sistema para negociação automatizada, todas as regras precisam ser absolutas, sem espaço para interpretação. O computador não pode fazer suposições e precisa ser dito exatamente o que fazer. Os comerciantes podem tomar esses conjuntos precisos de regras e testá-los em dados históricos antes de arriscar dinheiro na negociação ao vivo.
A disciplina é mantida, pois as regras do comércio são estabelecidas e a execução do comércio é realizada automaticamente, a disciplina é preservada mesmo em mercados voláteis. A disciplina é muitas vezes perdida devido a fatores emocionais, como medo de assumir uma perda, ou o desejo de obter um pouco mais de lucro de um comércio. A negociação automatizada ajuda a garantir que a disciplina seja mantida porque o plano de negociação será seguido exatamente. Além disso, o erro do piloto é minimizado. Por exemplo, uma ordem para comprar 100 ações não será inserida incorretamente como uma ordem para vender 1.000 ações.
Alcançar consistência. Um dos maiores desafios na negociação é planejar o comércio e negociar o plano. Mesmo que um plano de negociação tenha potencial para ser lucrativo, os comerciantes que ignoram as regras estão alterando qualquer expectativa que o sistema teria. Não há tal coisa como um plano de negociação que ganha 100% do tempo. Afinal, as perdas são parte do jogo. Mas as perdas podem ser psicologicamente traumatizantes, por isso um comerciante que tenha dois ou três negócios perdedores seguidos pode decidir pular o próximo comércio. Se esse próximo comércio fosse um vencedor, o comerciante já destruiu qualquer expectativa que o sistema tivesse.
Melhorar a velocidade de entrada de ordens. Uma vez que os computadores respondem imediatamente às condições de mercado em mudança, os sistemas automatizados são capazes de gerar ordens assim que os critérios de negociação são atendidos. Entrar ou sair de um comércio alguns segundos antes pode fazer uma grande diferença no resultado do comércio. Assim que uma posição é inserida, todas as outras ordens são geradas automaticamente, incluindo stop loss protetores e metas de lucro. Os mercados podem se mover rapidamente, e é desmoralizante ter um comércio atingindo a meta de lucro ou ultrapassando um nível de stop loss
Os sistemas de negociação automatizados permitem que o usuário negocie várias contas ou várias estratégias ao mesmo tempo. Isso tem o potencial de espalhar o risco em vários instrumentos enquanto cria uma cobertura contra posições perdedoras. O que seria incrivelmente desafiador para um ser humano realizar é executado eficientemente por um computador em milissegundos. O computador é capaz de procurar oportunidades de negociação em uma variedade de mercados, gerar ordens e monitorar negócios.
Os sistemas de negociação automatizados apresentam muitas vantagens, mas existem algumas desvantagens e realidades que os comerciantes devem estar cientes.
Falhas mecânicas. A teoria por trás da negociação automatizada faz parecer simples: configure o software, programe as regras e observe o comércio. Na realidade, a negociação automatizada é um método sofisticado de negociação, mas não infalível. Dependendo da plataforma de negociação, uma ordem de comércio pode residir em um computador, não em um servidor. O que isso significa é que, se uma conexão com a Internet for perdida, uma ordem pode não ser enviada para o mercado. Também pode haver uma discrepância entre os "comercios teóricos" gerados pela estratégia e o componente da plataforma de entrada de ordem que os transforma em negócios reais. A maioria dos comerciantes deve esperar uma curva de aprendizado ao usar sistemas de negociação automatizados, e geralmente é uma boa idéia começar com pequenos tamanhos de negócios enquanto o processo é refinado.
Monitorização. Embora seja ótimo ligar o computador e sair para o dia, os sistemas de negociação automatizados exigem monitoramento. Isso ocorre devido ao potencial de falhas tecnológicas, como problemas de conectividade, perdas de energia ou falhas de computador e anomalias do sistema. É possível que um sistema de negociação automatizado experimente anomalias que possam resultar em pedidos errados, perdidos ou pedidos duplicados. Se o sistema for monitorado, esses eventos podem ser identificados e resolvidos rapidamente.
Otimizar demais. Embora não seja específico de sistemas de negociação automatizados, os comerciantes que empregam técnicas de backtesting podem criar sistemas que parecem ótimos no papel e apresentam um desempenho terrível em um mercado ao vivo. A otimização excessiva refere-se ao ajuste excessivo de curva que produz um plano de negociação não confiável no comércio ao vivo. É possível, por exemplo, ajustar uma estratégia para alcançar resultados excepcionais nos dados históricos em que foi testado. Os comerciantes às vezes assumem incorretamente que um plano de negociação deve ter cerca de 100% de negócios lucrativos ou nunca deve sofrer um drawdown para ser um plano viável. Como tal, os parâmetros podem ser ajustados para criar um plano "quase perfeito" que falha completamente assim que é aplicado a um mercado ao vivo.
Enquanto você procura por seu sistema preferido, lembre-se: se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Há um monte de golpes por aí. Alguns sistemas prometem altos lucros por um preço baixo. Então, como você sabe se um sistema é legítimo ou falso? Aqui estão algumas dicas básicas:
Examine tudo o que tiver que pagar antes de pagar ou depositar dinheiro numa conta de negociação e faça sempre perguntas.
Faça a sua pesquisa e certifique-se de saber tudo sobre o sistema em questão e leia os termos e condições antes de se comprometer.
Verifique sites de terceiros ou até mesmo sites de regulação financeira para revisões.
O sistema vem com um período de teste?
Os comerciantes têm a opção de executar seus sistemas de negociação automatizados através de uma plataforma de negociação baseada em servidor. Essas plataformas freqüentemente oferecem estratégias comerciais para venda para que os comerciantes possam projetar seus próprios sistemas ou a capacidade de hospedar sistemas existentes na plataforma baseada em servidor.
A palavra
Pergunte a si mesmo se deve usar um sistema de negociação automatizado. Há definitivamente promessas de ganhar dinheiro, mas pode levar mais tempo do que você pensa. Será melhor negociar manualmente? Afinal, esses sistemas de negociação podem ser complexos e, se você não tiver a experiência, pode perder.
Saber o que está a fazer e ter a certeza de que entende os pormenores do sistema.
E lembre-se, não há uma abordagem única para todos. Você precisará descobrir sua estratégia preferida, onde você deseja aplicá-la e o quanto você deseja personalizar para sua própria situação pessoal. Tudo isso, claro, vai junto com seus objetivos finais
Apesar de atraentes por uma variedade de razões, os sistemas de negociação automatizados não devem ser considerados um substituto para a negociação cuidadosamente executada. Falhas tecnológicas podem acontecer e, como tal, esses sistemas exigem monitoramento. As plataformas baseadas em servidores podem fornecer uma solução para os traders que desejam minimizar os riscos de falhas mecânicas. Lembre-se, você deve ter alguma experiência e conhecimento de negociação antes de decidir usar sistemas de negociação automatizados.