Quais são os diferentes tipos de fundos quant?

Autora:Bem-estar, Criado: 2019-03-28 14:43:59, Atualizado:

Os gestores de ativos institucionais se especializam em uma determinada classe de ativos, estilo, setor ou geografia, com base em sua experiência ou conhecimento de domínio. Isso se reflete nos produtos de investimento que eles oferecem aos seus clientes. Por exemplo, os fundos de ações geridos por estilo incluem ofertas de crescimento e valor, os fundos baseados em geografia deterioram apenas ações dos EUA, da Europa ou dos mercados emergentes, e as ofertas setoriais podem se concentrar em tecnologia, saúde ou finanças.

Existe um paralelo para os fundos quant que constroem sistemas de negociação para vários prazos (milissegundo, intradiário e multi-dia), classes de ativos e instrumentos (ações individuais, opções de índice, ETFs ou futuros de soja) e estilo (seguimento de tendência ou inversão da média).

Isso deixa quants com centenas de combinações potenciais para escolher ao desenvolver estratégias sistemáticas. Além disso, uma ideia de negociação robusta projetada para um determinado período de tempo, instrumento e classe de ativos às vezes pode ser clonada e, em seguida, aplicada a um período de tempo e / ou classe de ativos diferentes.

Tendência de seguimento dos fundos

Este tipo de fundo tenta detectar e confirmar tendências de mercado válidas, em seguida, iniciar e manter posições nesses mercados à medida que a tendência se move a seu favor. Talvez uma das ideias de negociação mais antigas e conceitualmente simples existentes, os fundos de tendência tendem a manter posições em prazos que variam de dias a meses.

Enquanto a fortaleza emocional e a alta tolerância à frustração são necessárias para ser uma tendência bem-sucedida seguindo o comerciante, um fundo que segue essa estratégia requer investidores que também compartilham essas características. Os mercados de ações e taxas foram ideais para os seguidores da tendência após 2008, apoiados por backstops implícitos dos bancos centrais. Com os preços aparentemente apenas subindo, além de alguns eventos de risco de um dia, os seguidores da tendência foram amplamente recompensados com reduções mínimas.

Existem inúmeras abordagens para a construção de sistemas sistemáticos de tendência, incluindo cruzamento de médias móveis, quebras de volatilidade e osciladores; todos os tópicos para futuras postagens de blog. A tendência também requer instrumentos negociáveis que podem ser usados para lucrar com tendências de queda tão perfeitamente quanto com tendências de alta. O curtocircuito de ações de ações é um processo complicado que é impossível testar com precisão. As ações podem nem estar disponíveis para curtocircuito, ou as corretoras que detêm ações emprestáveis podem exigir um prêmio significativo para fazê-lo. Os futuros e as opções são instrumentos muito mais apropriados, mas os ETFs e os ETFs inversos também são instrumentos cada vez mais viáveis.

Estratégias de contra-tendência

Esses tipos de estratégias tentam escolher tops e bottoms, ou tomar posições de curto prazo durante inversões de preços da tendência dominante do mercado. Os prazos tendem a ser mais curtos do que a tendência após as negociações, mas a intensidade de um movimento de contra-tendência é muitas vezes rápida e violenta, especialmente quando a tendência predominante resulta em uma negociação lotada. A reversão repentina sacode a convicção fraca e os traders subcapitalizados, adicionando combustível ao movimento de contra-tendência.

Os sistemas de negociação de contra-tendências baseiam-se tipicamente em extremos em indicadores técnicos comuns, incluindo RSI, estocásticos e Bandas de Bollinger.

Fundos de arbitragem estatística

Stat Arb fornece uma série de idéias viáveis de desenvolvimento de sistemas para traders quantitativos. Essas estratégias têm amplo apelo, pois podem ser implementadas em uma ampla gama de classes de ativos e instrumentos, incluindo ações, ETFs, títulos conversíveis, futuros e opções. Além disso, algumas implementações (principalmente baseadas em futuros) oferecem requisitos de margem significativamente mais baixos do que as estratégias de tendência.

A estratégia de negociação de pares de ações é uma estratégia de negociação de ações que consiste na troca de ações de um grupo de ações de um grupo de ações de um grupo de ações de um grupo de ações de um grupo de ações de um grupo de ações de um grupo de ações.

A chave para a implementação sistemática da negociação de pares é a noção de co-integração. Estreitamente relacionada à correlação, a co-integração é uma medida de quão perto dois títulos se movem juntos. Um primer acessível com código R de amostra pode ser encontrado aqui. Quando esse spread excede algum limiar histórico, a estratégia sinaliza uma entrada comercial. Encontrar eficientemente pares co-integrados negociáveis dentro de uma coleção de títulos líquidos e de curto prazo é um exercício computacional interessante. Uma abordagem detalhada pode ser encontrada aqui.

Arbitragem conversível

Esta estratégia emprega títulos convertíveis, que é um termo equivocado, na medida em que esses títulos são realmente títulos híbridos que podem ser convertidos em ações ordinárias em um tempo e preço pré-determinados. Existe uma oportunidade de arbitragem quando os comerciantes detectam títulos convertíveis que são mal avaliados em relação às ações ordinárias da empresa. A estratégia explora essa oportunidade ao fazer um shorting da ação ao comprar o título convertível.

Arbitragem de rendimento fixo

Esta estratégia pode ser implementada em escala em mercados de títulos do governo maduros com derivativos subjacentes líquidos, como swaps de taxas de juros ou futuros. Usando os Tesouros dos EUA como exemplo, a negociação base envolve a venda / compra de futuros do Tesouro dos EUA e a compra / venda de uma quantidade correspondente do Tesouro entregue.

Outra estratégia popular de rendimento fixo é o aplanador de curva de rendimento/steepener. Para agilizar a implementação e minimizar os custos de negociação, essa estratégia é normalmente implementada usando futuros do Tesouro. Esta estratégia se esforça para capturar mudanças nos diferenciais de curva de rendimento, normalmente entre a extremidade frontal da curva (2 ou 5 anos de Tesouros) e a extremidade traseira (10 ou 30 anos de Tesouros).

O Grupo CME publicou um manual acessível sobre os cálculos necessários para implementar com êxito esta estratégia.

Negociações de commodity spread

Essas estratégias tentam capturar lucros de reversão médios explorando tendências sazonais e anomalias econômicas. Note que estes tendem a ser negócios de longo prazo, geralmente exigindo semanas ou meses para serem realizados, e alguns podem ser negociáveis apenas uma vez por ano devido à sazonalidade.

  • Um spread intra-commodity, também chamado de spread de calendário, abre um mês de contrato de futuros distante enquanto compra um contrato mais próximo. Por exemplo, um comerciante pode comprar um contrato de mês distante em gás natural e vender um mês próximo buscando lucrar com interrupções na demanda sazonal e na capacidade de armazenamento de gás. Padrões baseados em custos de transporte e capacidade de armazenamento funcionam bem em várias commodities físicas, incluindo carnes e grãos.
  • Os spreads intermercados exploram oportunidades de arbitragem entre dois mercados diferentes para uma mesma mercadoria, embora a consolidação de câmbio tenha eliminado algumas das ideias comerciais mais populares nesta categoria.
  • Um Intercommodity Spread concentra-se no spread entre duas ou mais commodities diferentes, com o mesmo mês de entrega. Exemplos incluem crack spreads, utilizando uma combinação ponderada de petróleo bruto, óleo de aquecimento e gás sem chumbo.

Fundos quantificados de diferentes classes de ativos

Embora a maioria dos fundos quant se concentre em mercados e classes de ativos particulares; com base no capital, capacidade de desenvolvimento de sistemas e experiência de domínio, é importante separar estratégias de classes de ativos.

Os mercados emergentes geralmente apresentam maior volatilidade e risco geopolítico, mas também vantagens significativas para os fundos que podem detectar novas oportunidades de arbitragem em ativos com preços errados ou entrar em tendências antes de serem validadas por entradas maciças de capital.

Os fundos globais macroeconômicos se concentram nas condições macroeconômicas e nas disparidades, explorando os diferenciais de taxa de juros e moeda. Estes fundos geralmente usam o popular "carry trade", implementado tomando uma posição longa em um título de rendimento relativamente mais alto financiado por uma posição curta em um título de rendimento menor.

Estudar, estudar, estudar... depois implementar

Este artigo forneceu uma breve visão geral dos fundos e estratégias quant populares, e os instrumentos e classes de ativos tipicamente utilizados nessas estratégias. Embora todas essas estratégias sejam conceitualmente simples, obter uma compreensão profunda dos detalhes é fundamental para o sucesso. A paciência também é importante. Algumas ideias comerciais fornecem apenas uma oportunidade de entrada ocasional.


Mais informações