Não importa quanto tempo, esforço e dinheiro você coloque em um investimento, se você não tiver uma estratégia de saída predeterminada, tudo pode desaparecer. Por esta razão, o guru de investimentos nunca investe sem saber quando se retirar. Buffett e Soros têm regras de saída claras. Suas estratégias de saída derivam de seus critérios de investimento.
01 Buffett usa constantemente os critérios que ele usa para investir para medir a qualidade das empresas em que investiu.Embora seu período de detenção mais respeitado seja
Em 2000, os negócios da Berkshire com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA revelaram que a empresa havia vendido uma grande parte de suas ações da Disney. Na reunião anual da Berkshire de 2002, um acionista perguntou a Buffett por que ele queria vender as ações. Nunca comentar sobre seu investimento é o princípio de Buffett, então ele respondeu vagamente:
Sem dúvida, a Disney perdeu sua direção principal. Já não é a que fez os clássicos intemporais como Branca de Neve e os Sete Anões. O hobby de seu CEO, Michael Eisner, deve ter feito Buffett se sentir desconfortável.
A Disney gastou muito dinheiro no boom da Internet, colocando muito dinheiro em sites como o mecanismo de pesquisa Goto.com e comprando empresas que perderam dinheiro como o search.com. É óbvio por que a Disney não está mais alinhada com os padrões de Buffett.
Quando Buffett precisa arrecadar dinheiro para melhores oportunidades de investimento, ele também vai vender alguns dos ativos em mãos. Isso era inevitável nos primeiros dias de sua carreira, porque naquele momento sua ideia era mais do que dinheiro. Mas agora, ele não precisa mais fazer isso. Depois que o financiamento do seguro da Berkshire lhe trouxe dinheiro suficiente, ele enfrentou um problema diametralmente oposto: mais dinheiro do que a ideia. Sua outra regra de saída é: Se ele perceber que ele cometeu um erro e percebeu que ele não deveria fazer tal investimento, ele não hesitaria em se retirar.
02 Como Buffett, Soros também tem uma regra de saída clara, e essas regras estão diretamente relacionadas com seus critérios de investimento. Ele irá limpar a posição quando suas suposições se tornarem realidade, como o ataque à libra em 1992.
Além disso, uma vez que seu próprio capital esteja em perigo, Soros certamente se retirará a tempo. O melhor exemplo disso é que ele vendeu sua posição longa de futuros do S&P 500 em um crash do mercado de ações de 1987.
Independentemente do método, todo investidor de sucesso, como Buffett e Soros, sabe que tipo de situação levará a lucro ou perda ao investir. Com seus próprios critérios de investimento para avaliar constantemente o progresso do investimento, ele saberá quando deve honrar os lucros ou aceitar as perdas.
03 No momento da saída, Buffett, Soros e outros investidores de sucesso adotarão uma ou mais das seis estratégias seguintes:
Os investidores com padrões de investimento imperfeitos ou sem critérios de investimento são claramente incapazes de adotar uma estratégia de saída porque não têm como julgar se um objeto de investimento ainda cumpre seus critérios.