Nos anos 1980, o analista de ações Donald Lambert inventou um indicador de sequência, o CCI, que foi inicialmente usado para julgar o mercado de futuros e depois amplamente aplicado no mercado de ações. Comparado com a maioria dos indicadores de análise técnica, o CCI, baseado em princípios estatísticos, é um indicador de análise técnica que prevê a tendência de mudança de preços de ações, medindo se as flutuações dos preços estão fora de sua faixa normal. O CCI, como outros indicadores de análise técnica, é diferente devido ao ciclo de cálculo escolhido, incluindo: indice CCI por minuto, indice CCI diário, indice CCI semanal, indice CCI anual, etc. Entre eles, os indices CCI diários e semanais são mais usados em pesquisas sobre o mercado de ações.
Entre eles: TP = (Price mais alto, preço mais baixo, preço de fechamento) ÷ 3; MA = soma cumulativa dos preços de fechamento mais recentes de N dias; MD = soma cumulativa dos últimos N dias (MA - preço de fechamento); 0.015 é o coeficiente de cálculo, N é o período de cálculo.
Entre eles: preço médio = ((preço mais alto + preço mais baixo + preço de fechamento) ÷ 3; O desvio absoluto médio é uma função estatística.
O indicador CCI difere de outros indicadores sem restrições regionais de operação por ter uma região de referência técnica relativa, que pode ser dividida em três grandes categorias de acordo com os padrões de circulação do mercado: entre +100, -100 e +100 tons-100:
1. Quando o CCI > +100, indica que o preço da ação entrou no intervalo de supercompra e é necessário prestar mais atenção ao fenómeno de variação do preço da ação;
2. Quando o CCI < 100, indica que o preço da ação entrou na faixa de supervenda, os investidores podem absorver ações em baixa;
3. Quando o CCI está entre +100 e -100, o que significa que o preço da ação está dentro do intervalo normal de oscilação de um pequeno conjunto de intervalos, os investidores devem manter a visão dominante.
Traduzido por Traders Programatizados