A hora certa, como seu nome sugere, é a hora certa para comprar e vender ações e tentar lucrar com isso.
Em primeiro lugar, a tempestade é grande para os investidores. Porque se você pode julgar corretamente os altos e baixos do mercado de ações, você pode obter um grande retorno comprando em baixos e vendendo em altos.
Olhando para o mercado de ações dos EUA nos últimos 20 anos, há um total de cerca de 5000 dias de negociação. Se todos os 20 anos forem mantidos no S&P 500, o retorno para o investidor é de cerca de 9.8% ao ano. Mas se for possível prever os cinco dias de maior queda e evitar esses cinco dias (assumindo que ações sejam vendidas antes de cada um desses cinco dias e compradas novamente um dia depois), o retorno para o investidor pode aumentar para 12.2% ao ano.
É claro que cinco dias para 5.036 dias de negociação é apenas 0,099% da zona. Para obter esse retorno excessivo, os investidores precisam ter uma capacidade de previsão extremamente alta, prevendo que amanhã será um dia de grande queda.
Mas, no entanto...
Um dos perigos deste jogo de tempo é que o investidor pode sofrer um golpe devastador se a previsão dele for errada e ele vender as ações que ele tem no dia em que não deveria ser vendido.
Por exemplo, o S&P 500 (em inglês: US Stock Market) dos últimos 20 anos (até 31 de dezembro de 2015); os retornos dos investimentos que se mantiveram estáveis durante esses 20 anos são de cerca de 8% ao ano. Mas, se o investidor não mantiver ações durante os 5 dias mais altos de ganho no mercado de ações por várias razões, o seu retorno cai para 5.99% ao ano, o que é um fracasso geral de 42% em relação à estabilidade original.
Em outras palavras, se um investidor errar cinco dias em mais de 5.000 dias (<0.1%), e não tiver ações durante os cinco dias de maior lucro, ele terá dificuldade em recuperar os cinco dias perdidos, mesmo que ele persista em investir por 20 anos.
Um amigo me perguntou: "Você está falando de ações dos EUA, mas nós não somos como as ações dos EUA no nosso país". Essa pergunta é boa, mas na verdade, a verdade mencionada acima é também comum nas ações A, ou até mesmo mais (porque as ações A são mais voláteis).
Por exemplo, o gráfico acima mostra duas linhas de preço. O azul é o retorno do índice de ações A a partir de 1o de janeiro de 1997, e o vermelho é o retorno do índice de ações A menos o máximo de 10 dias de aumento. Você pode ver que, durante esses 20 anos, o retorno do investidor é apenas cerca de metade do retorno da estratégia original do índice de ações A.
Os investidores não têm a capacidade de escolher o tempo, e não é apenas uma conclusão de um estudo acadêmico ou de um acadêmico. Na análise meta de Woodsford acima, examinamos todos os periódicos acadêmicos convencionais que tentaram responder a essa questão e resumimos seus resultados no gráfico acima. Você pode ver que a maioria dos estudos acadêmicos chega à mesma conclusão: os investidores não têm a capacidade de aumentar seus retornos por escolher o tempo.
É claro que nenhum especialista em investimentos de renome pode garantir que eu vou saber se o mercado de ações vai subir ou cair amanhã, para não falar de prever se o mercado de ações vai cair no maior número de dias em 20 anos. Muitos leitores e amigos podem perguntar: qual é a mínima precisão de previsão que eu preciso garantir se eu preciso de uma estratégia de tempo eficaz?
O famoso economista financeiro americano e ganhador do Prêmio Nobel, William Sharpe, já estudou esse problema. Em um artigo acadêmico, Sharpe propôs que, para ser barato no jogo do tempo, os prognosticadores precisam ter 74% de precisão. Se você não conseguir ter 70% de precisão, é melhor comprar um fundo de índices / ETF e ficar quieto.
74%?! O homem dos ovos diz que recebeu um alarme!
Sharpe analisou os registros de alguns dos mais famosos especialistas em previsão de ações dos Estados Unidos da época e descobriu que a taxa de acúmulo de ações é muito baixa.
Não há ninguém com 74% de precisão.
No gráfico acima, você pode ver que o melhor especialista em previsão registrado, Ken Fisher, tem uma precisão de cerca de 66%. Isso já é muito surpreendente, mas ainda não chegou a 74% de precisão que pode ajudá-lo a ganhar dinheiro.
No mercado, não faltam investidores que tentam lucrar com o tempo, e investidores que acreditam que têm a capacidade de vencer o mercado com o tempo. Claro que não podem ser tão bons, ou seja, muitos acreditam cego que estão além da capacidade extraordinária de prever o mercado sem nenhuma evidência de que têm a capacidade de fazer o tempo.
Na verdade, há muitos estudos sobre isso, como o estudo sobre o preconceito comportamental humano. Como foi mencionado no artigo do Publico de ontem, os preconceitos comportamentais mais comuns são o excesso de autoconfiança (uma estimativa excessiva de suas capacidades) e a memória seletiva (a parte de seu registro de transações que lembra apenas o que ganhou, a parte seletiva que esquece o que perdeu).
Traduzido de Bola de Neve, Woojin