O livro foi escrito por dois educadores japoneses em 2001 e, assim como os mistérios da matemática e os conselhos da vida para quem odeia matemática, foi lançado quando o Ministério da Educação do Japão realizou uma grande reforma educacional básica e lançou a bandeira da educação agradável. O diferencial é que o primeiro promoveu o espírito da educação agradável, escrevendo a probabilidade realmente cansativa e difícil de entender com muita facilidade, enquanto o segundo é um livro científico escrito com preocupação de que a população perca o interesse na lógica da aritmética e esteja longe da verdade.
Além de ser superficial e profunda, combinando exemplos do dia-a-dia, o que mais impressiona é que cada seção tem duas páginas. Isso permite que pessoas que não têm muita motivação para aprender possam ler facilmente e continuamente, como se alguém que deseja se exercitar começasse fazendo uma sessão de mergulho todos os dias, em vez de fazer vinte ou trinta.
O livro é muito superficial, descreve os conceitos e transcrições publicadas, e tem apenas 6 páginas no seu caderno. Os conceitos são listados, com fórmulas de distribuição binária de experimentos aleatórios repetidos, valores esperados, diferença, diferença padrão, dispersão, Teorema de Chebyshev (também conhecido como Teorema de Chebyshev, este capítulo leva três dias para ser entendido), diferença de coeficientes, regressão linear de coeficientes relevantes, valores esperados de várias variáveis aleatórias, cálculo de diferença e diferença de lado, valores esperados e diferença de distribuição binária, distribuição geométrica.
Na verdade, como calcular a propriedade e a correlação de probabilidade e variáveis aleatórias não é importante para quem não pretende se dedicar a finanças, análise de negócios ou inteligência artificial, mas entender o conceito de probabilidade e ter uma mentalidade estatística de probabilidade é muito importante. A teoria da probabilidade é um conhecimento mais importante do que a gravidade universal e a replicação genética, é o conhecimento comum do cidadão moderno, e a ausência desse pensamento determina diretamente o grau de evolução de uma pessoa. Embora isso pareça um pouco estranho, é verdade.
Este artigo sobre probabilidade é simplesmente o mais simples dos cinco conselhos sobre probabilidade.
O primeiro é a sabedoria: acaso. A ideia mais básica da probabilidade é que algumas coisas acontecem sem razão, isto é, o conceito de acaso. Nós sempre habitualmente atribuímos a ocorrência de uma coisa a várias causas. A ciência cognitiva moderna descobriu que a causa e efeito são os mecanismos básicos para o conhecimento humano do mundo exterior, e perder a lógica do sistema cognitivo humano pode causar um colapso. Isso dificulta a compreensão da aleatoriedade, pois há uma teoria filosófica mais profunda por trás da aleatoriedade real, a não-continuidade.
Segundo sabedoria: erro. A coincidência sempre existe, mesmo em experimentos físicos extremamente rigorosos, não há garantia de que não haja nenhum efeito acidental, mas apenas um método de medição de vários experimentos, usando valores de alcance para representar os resultados da experiência, minimizando o impacto de fatores acidentais. Mesmo assim, os resultados da experiência também não representam o valor real dentro do alcance definido, na verdade, este alcance é apenas um resultado de cálculo de probabilidade, que só pode indicar a possibilidade de um valor real fora do alcance. O erro é inevitável, através de vários testes ou vários grupos de dados para considerar a necessidade e a coincidência, é um pensamento científico muito importante.
O chamado erro dos jogadores é que, quando um jogador joga um jogo, se uma situação ocorre várias vezes, ele acha que a probabilidade de uma situação que nunca ocorreu será maior. Por exemplo, quando jogando um dado, já jogou várias vezes, ele acha que a probabilidade de uma situação não ocorrerá mais tarde. Esse pensamento é o pensamento habitual da maioria das pessoas, e também o pensamento natural da pessoa.
O quarto sabedoria: não encontrar regras de forma autônoma. O núcleo da teoria da probabilidade é que a ocorrência de eventos aleatórios independentes é irregular e imprevisível. Nós não precisamos nos preocupar muito com o acaso que acontece, nem devemos tentar encontrar regras no acaso. A análise da loteria tem sido usada por muitos anos, as lojas de bilhetes de rua têm gráficos de tendências de vencimentos passados, e os chamados especialistas em análise de loteria em todos os grandes sites, para prever o futuro.
A quinta sabedoria: a lei dos números minúsculos. Quando há muitos dados, a lei é sempre encontrada, e quando há poucos dados, a lei às vezes se salta sozinha. O fenômeno aleatório pode parecer muito aleatório e até mesmo muito ordenado. É muito bom entender que dois pontos se conectam em uma linha reta, você pode dizer que os dois pontos estão nessa linha; três pontos necessariamente terão um triângulo; quatro pontos … sempre pode haver uma conclusão arbitrária de que vários pontos formam um gráfico, mas na verdade os pontos não estão no gráfico, não há relevância, também por causa da relação de frutos. A lei dos números minúsculos é um jogo de Daniel Kahneman, o Nobel da Economia, que acredita que a compreensão da lei dos números minúsculos e a compreensão da lei dos números grandes são complementares.
Para entender que a distribuição aleatória não é igual à distribuição média, que a probabilidade e o evento individual não estão diretamente ligados, é preciso ter paciência e aprender um pouco sobre o conhecimento da probabilidade. Isso não leva muito tempo, talvez apenas uma hora, para que possamos entender o conceito geral e, em seguida, praticar lentamente, consolidar e aprofundar o pensamento da probabilidade na vida. Isso pode ser de grande ajuda para a nossa vida, e eu encontrei recentemente um exemplo desse tipo. Um amigo me aconselhou a prestar atenção ao fundo de graduação, que pode ser o fundo de graduação no mercado de ações do ano passado.
Nessa era de rápida evolução tecnológica e explosão de informações, o imposto de inteligência de ponto de interseção às vezes é inevitável, e o que aconteceu com os notebooks de celulares que as pessoas costumavam comprar baratos na beira da estrada, acabou por ser o mesmo que um modelo. Mas a tecnologia dos caixilhos também está avançando, como o fundo de graduação, com várias camadas de ferramentas de colheita de couve, e certamente haverá muitas camadas depois. Isso requer que complementemos algumas disciplinas básicas e mereçamos o título de um cidadão moderno.
Traduzido do inglês por