Há um ditado como este nos tempos antigos:
A maré de energia (OBV) foi inventada por Joe Granville na década de 1960. Embora o algoritmo seja simples, no
Como mostrado na figura acima, embora a maré de energia descreva o volume, sua tendência é obviamente diferente do volume. Os leitores podem achar que a tendência da maré de energia é basicamente consistente com a tendência de preços, e há pontos relativamente altos e relativamente baixos. Apenas a tendência é mais suave. Ele quantifica o volume e o traça como uma linha de tendência.
Para a negociação, quando o preço é consistente com a idéia da maioria dos comerciantes, o volume se tornará menor, porque o comprador já comprou, e o vendedor já vendeu. Por outro lado, quando o preço é inconsistente com a idéia da maioria dos comerciantes, o volume aumentará, porque o comprador acredita que o preço vai continuar a subir, o vendedor vai pensar que o preço vai cair, e quando todos eles são colocados em ação, o volume vai tornar-se maior. Portanto, a maré de energia reage não só ao sentimento do mercado, mas também ao poder entre longo e curto.
Além disso, de acordo com o princípio da reflexividade:
O método de cálculo da maré de energia não é realmente complicado. Se o preço de fechamento da linha K atual for maior do que o preço de fechamento da linha K permeável, então a maré de energia da linha K atual é o volume de negociação da linha K atual mais a maré de energia da linha K permeável. Se o preço de fechamento da linha K atual for menor do que o preço de fechamento da linha K permeável anterior, então a maré de energia da linha K atual é a maré de energia da linha K permeável menos o volume atual.
OBV (i) = OBV (i) - 1) + VOLUME (i)
OBV (i) = OBV (i) - 1) - VOLUME (i)
OBV (i) = OBV (i) - 1)
Entre eles:
Uma das pré-condições mais básicas para usar fluxos de energia é assumir que a mudança de volume aparece sempre antes da mudança de preço, ou seja, a
Quando a maré de energia está em alta, podemos pensar que os fundos estão inundando o mercado, as transações de mercado estão sem precedentes e os preços futuros podem subir.
Como podemos julgar se a maré energética está subindo ou caindo? Na verdade, você pode usar o método de julgar a direção do preço para julgar a maré energética. Na maré energética de subida e queda, a tendência não é de uma só vez. Há também três características de avançar. Na tendência, podemos encontrar que há picos e baixos. Então na tendência ascendente, cada vazio é maior que o vazio anterior. Na tendência descendente, cada pico é menor que o pico anterior.
No entanto, na negociação quantitativa, não é necessário identificar os picos e os vales para gerar sinais. Você pode usar a média móvel ou a linha de canal para medir a tendência da maré de energia, o que é fácil de alcançar para iniciantes. Por exemplo, a média móvel é para mediar a maré de energia de um período. Se a maré de energia atual for maior que essa média, o capital é mais otimista sobre o mercado. Se a maré de energia atual for menor que essa média, o capital está menos interessado no mercado.
A partir do princípio acima da maré energética, podemos tentar construir uma estratégia de negociação baseada na maré energética. Tomando a média móvel mais simples como exemplo, podemos obter a média móvel de múltiplas marés energéticas, medindo os valores da maré energética. A maré energética pode descrever o volume muito bem, mas não pode descrever o preço, então aqui está um indicador representativo: a média é a faixa de flutuação (ATR), que pode refletir as flutuações de preços ao longo de um período de tempo. Aqui está a lógica de toda a estratégia:
Através da lógica de negociação acima, podemos construir esta estratégia na plataforma de negociação quantitativa FMZ Quant.fmz.com> Login > Dashboard > Estratégia > Nova Estratégia > Clique na caixa suspensa no canto superior esquerdo para selecionar Meu idioma, começar a escrever a estratégia e prestar atenção aos comentários no código abaixo.
N:=10;
OBV:=SUM(IFELSE(CLOSE>REF(CLOSE,1),VOL,IFELSE(CLOSE<REF(CLOSE,1),-VOL,0)),0);
TR:=MAX(MAX((HIGH-LOW), ABS(REF(CLOSE,1)-HIGH)), ABS(REF(CLOSE,1)-LOW));
ATR: =MA(TR,N);
B: EMA2 (OBV*ATR, N);
D: EMA2 (OBV*ATR, N*2);
B>REF(B,1) && D>REF(D,1) && B>D,BK;
B<REF(B,1) || D<REF(D,1) || B<D,SP;
B<REF(B,1) && D<REF(D,1) && B<D,SK;
B>REF(B,1) || D>REF(D,1) || B>D,BP;
AUTOFILTER;
O ambiente de backtest é o seguinte:
Curva de fundos
Para mais informações sobre esta estratégia, clique em:https://www.fmz.com/strategy/159997
Na verdade, apenas uma maré de energia não produz um sinal de compra e venda eficaz, porque o preço mudará muito no estágio inicial ou médio da subida e queda. Uma vez que a tendência de preço seja estabelecida, a maioria dos comerciantes tenderá a concordar. Neste ponto, a compra foi comprada e a venda também é vendida. Neste momento, embora o preço esteja aumentando, o volume de transações irá diminuir gradualmente, o que significa que o volume encolhido não significa que a tendência do mercado esteja chegando ao fim.
Por isso, a maré energética é adequada para a estratégia de curto prazo, e será contraproducente na estratégia de médio e longo prazo. Além disso, a maré energética não pode ser usada sozinha no combate real, mas é usada como um método auxiliar tanto quanto possível. Especialmente no mercado comercial imaturo, é necessário melhorar em conformidade para exercer sua verdadeira força.