A estratégia de linha de equilíbrio de Ichimoku é uma estratégia de tendência que combina a linha de conversão e a linha de base do indicador Ichimoku Cloud e a EMA média móvel para determinar a direção da tendência.
A estratégia utiliza principalmente os seguintes indicadores:
Linha de conversão: O ponto médio do Canal de Donchian, representando a tendência de curto prazo do preço, semelhante a uma média móvel de 9 dias.
Linha de base: O ponto médio do Canal de Donchian, representando a tendência de médio prazo do preço, semelhante a uma média móvel de 26 dias.
O período de atraso: a média móvel deslocada do preço de fechamento, o período de deslocamento é de 120 dias, usado para determinar suporte e resistência.
Indicador 1: A média da linha de conversão e da linha de base, representando a tendência a longo prazo.
Líder 2: O ponto médio do canal de Donchian de 120 dias, representando a tendência de longo prazo.
EMA200: A média móvel exponencial de 200 dias que julga a direção da tendência principal.
Quando a linha de conversão cruza acima da linha de base, ela sinaliza que a média móvel de curto prazo está cruzando acima da média móvel de longo prazo, o que é um sinal de cruz de ouro de alta que indica que a tendência está se fortalecendo para longo.
Quando a linha de conversão cruza abaixo da linha de base, é um sinal de cruz de morte que indica que a tendência está se tornando fraca e as posições devem ser fechadas para o stop loss.
Ao combinar sinais cruzados de várias médias móveis, a estratégia pode determinar efetivamente pontos de reversão da tendência para seguir a tendência.
O uso de múltiplas médias móveis para determinar a direção da tendência melhora a precisão.
O Lagging Span pode ser usado para confirmar os níveis de suporte e resistência, melhorando ainda mais o tempo de entrada.
A aplicação do EMA200 para medir a tendência principal evita operações incorretas devido a correcções de curto prazo.
Os períodos das linhas de conversão e de base podem ser otimizados para capturar pontos de reversão da tendência em diferentes prazos.
A lógica da estratégia é direta e fácil de implementar para negociação ao vivo.
Quando as linhas de conversão e de base se cruzarem, observe o alinhamento das linhas de chumbo 1 e 2 para confirmar o sinal.
Os indicadores de longo prazo, como o EMA200, devem ser incorporados para determinar a tendência principal.
A estratégia baseia-se mais nas tendências, por isso pode gerar sinais incorretos e stop loss em mercados variados.
O ajuste de parâmetros através da otimização de backtesting é necessário para evitar sinais supersensíveis ou atrasados de períodos de conversão e linha de base inadequados.
É necessária a otimização do número de períodos de média móvel utilizados.
Outras médias móveis como a EMA 50 e a EMA 100 podem ser testadas para corroborar a tendência.
Os indicadores de volume devem confirmar os pontos de reversão da tendência e evitar falsas rupturas.
Medidas de volatilidade como ATR podem ser usadas para ajustar dinamicamente os níveis de stop loss e de lucro.
Backtest para encontrar as combinações ótimas de parâmetros para os períodos de conversão e linha de base para sinais mais consistentes.
Construir uma regra de dimensionamento de posição para aumentar a exposição longa em tendências de alta e diminuir a exposição em condições agitadas.
A estratégia da Linha de Equilíbrio de Ichimoku capta tendências de médio a longo prazo, entrando em sinais de reversão de tendência a partir de múltiplos cruzamentos de média móvel. Em comparação com as estratégias de indicador único, ela pode filtrar sinais falsos e melhorar a precisão de entrada. Mas os parâmetros precisam ser otimizados e indicadores adicionais incorporados para garantir sinais confiáveis e gerenciar o risco. Com configurações bem ajustadas, a frequência do comércio não deve ser muito alta, permitindo montar longos swings para retornos excessivos.
/*backtest start: 2022-10-18 00:00:00 end: 2023-10-24 00:00:00 period: 1d basePeriod: 1h exchanges: [{"eid":"Futures_Binance","currency":"BTC_USDT"}] */ //@version=3 strategy(title="TK Cross > EMA200 Strat", shorttitle="TK Cross > EMA200 Strat", overlay=true) ema200 = ema(close, 200) conversionPeriods = input(20, minval=1, title="Conversion Line Periods"), basePeriods = input(60, minval=1, title="Base Line Periods") laggingSpan2Periods = input(120, minval=1, title="Lagging Span 2 Periods"), displacement = input(30, minval=1, title="Displacement") donchian(len) => avg(lowest(len), highest(len)) conversionLine = donchian(conversionPeriods) baseLine = donchian(basePeriods) leadLine1 = avg(conversionLine, baseLine) leadLine2 = donchian(laggingSpan2Periods) plot(conversionLine, color=#0496ff, title="Conversion Line", linewidth=4) plot(baseLine, color=#991515, title="Base Line", linewidth=4) plot(close, offset = -displacement, color=#459915, title="Lagging Span") p1 = plot(leadLine1, offset = displacement, color=green, title="Lead 1") p2 = plot(leadLine2, offset = displacement, color=red, title="Lead 2") fill(p1, p2, color = leadLine1 > leadLine2 ? green : red) plot(ema200, color=purple, linewidth=4) strategy.initial_capital = 50000 strategy.entry('tkcross', strategy.long, strategy.initial_capital / close, when=conversionLine>baseLine and close > ema200) strategy.close('tkcross', when=conversionLine<baseLine)