As mudanças significativas no cenário financeiro que mudaram a dinâmica dos mercados globais nos últimos anos, incluindo no setor de criptomoedas; a guerra contínua na Ucrânia, a inflação crescente, o cenário de soft landing da economia dos EUA e o recente deslocamento do Bitcoin, tiveram um profundo impacto no sentimento do mercado e na movimentação dos preços.Bitcoin segue tendência e retorna à médiaO novo estudo explora o desempenho dessas estratégias entre novembro de 2015 e agosto de 2024, considerando as mudanças mais recentes. O estudo também explora as mudanças no mercado entre fevereiro de 2022 e agosto de 2024, destacando a evolução desde o estudo anterior.A estacionalidade do Bitcoin"Ao analisar esses fatores, pretendemos entender melhor a evolução do líder mundial em criptomoedas e orientar os investidores para lidar com o complexo ambiente de mercado atual".
Todas as análises são baseadasDados de GêmeosOs dados diários reais do BTC na página. Os dados representam o preço de abertura do BTC de 09 de outubro de 2015 a 0h00 de 20 de agosto de 2024, com o primeiro dia de observação em 11 de novembro de 2015. Aplicamos as estratégias MIN e MAX aos dados. A estratégia MAX baseia-se em um padrão de acompanhamento de tendências, em que os ativos de maior valor recente tendem a continuar a crescer nos próximos dias. A estratégia MIN baseia-se na teoria do retorno do valor médio, que afirma que os ganhos tendem a voltar ao nível médio ao longo do tempo, mesmo que os ganhos sejam muito baixos, e que eles finalmente retornarão ao nível médio.
Semelhante ao original, em cada dia observado (t), nós calculamos os preços máximos (MAX) e mínimos (MIN) do BTC nos últimos 10, 20, 30, 40 e 50 dias:
BTCt é o preço no dia t e X é o período retrospectivo.
No próximo passo, vamos explorar o comportamento quando o preço do BTC atinge o máximo ou o mínimo em um determinado período de tempo. Ao contrário do original, desta vez não nos concentramos no comportamento abaixo do máximo ou acima do mínimo. Para o cálculo, usamos a seguinte fórmula:
onde rt, x é o ganho de BTC no dia t do ciclo de x dias.
Tabela 1 Características básicas de desempenho das estratégias de negociação no MAX (panel A) e MIN (panel B), onde o Retorno representa o ganho anual, a Volatilidade representa a volatilidade anual, o MDD representa o retorno máximo e o Ret/Vol representa o ganho anual dividido pela volatilidade anual.
De acordo com a Tabela 1, ambas as estratégias continuam a ser válidas, especialmente em ciclos de 10 dias. Para a estratégia MAX mostrada no painel A, parece ser melhor do que a estratégia MIN no painel B, porque os ganhos são mais altos e o recuo é menor, embora ambas as estratégias sejam válidas para as transações.
Os compras com MIN crescem mais lentamente, com mais partes planas da curva, em comparação com os compras com MAX, mas também levam a retrações mais graves, como o valor da Tabela 1 confirma.
No geral, ambas as estratégias são ligeiramente mais fracas do que o estudo original. No entanto, de acordo com os resultados, elas ainda são relevantes e mais eficazes quando você compra BTC no preço mais alto ou mais baixo nos últimos 10 dias.
Em estudos anteriores, nós combinamos estratégias MIN e MAX para obter o melhor resultado ao comprar BTC quando atingimos os preços mais baixos e mais altos nos últimos 10 dias.
Tabela 2 Características de desempenho básicas das estratégias de negociação no MAX e MIN (Panel C), onde o Retorno representa ganhos anuais, a Volatilidade representa os índices de volatilidade anuais, o MDD representa o retorno máximo, e o Ret/Vol representa os índices de ganhos anuais divididos pelos índices de volatilidade anuais.
Com essa abordagem, ainda podemos obter altos ganhos (estratégia MIN + MAX perto de seus altos históricos) e retiros mais baixos do que o mercado de BTC que apenas compra e mantém o token.
Em seguida, aplicamos essas estratégias apenas a datas não incluídas no estudo original, especificamente de 4 de fevereiro de 2022 a 20 de agosto de 2024. Durante esse período, o preço do Bitcoin sofreu uma queda significativa, o que fornece o teste de estresse perfeito para a análise fora da amostra.
Os últimos dois anos e meio foram desafiadores para a criptomoeda popular, devido à contínua guerra na Ucrânia, ao aumento da inflação ou à baixa da economia dos EUA, tudo isso causou um impacto significativo no cenário financeiro. Além disso, 19 de abril de 2024 marcou a redução da metade do Bitcoin, o que também afetou o preço.
Tabela 3 Características de desempenho básicas das estratégias de negociação no MAX (panel D) e MIN (panel E), onde o Retorno representa o ganho anual, a Volatilidade representa a volatilidade anual, o MDD representa o retorno máximo e o Ret/Vol representa o ganho anual dividido pela volatilidade anual.
Apesar da queda do preço do BTC, a estratégia MAX continua a ser eficaz. No entanto, comprar no máximo de 10 dias do BTC parece não ser tão eficaz quanto comprar no máximo de 20 dias, mas ainda vale a pena, assim como em todos os outros períodos. Por outro lado, o segundo passo da estratégia MIN + MAX é comprar mal nos mínimos. Nos últimos 2,5 anos, a estratégia foi afetada e teve retornos baixos ou negativos devido à queda do preço do BTC.
Como o efeito sazonal do Bitcoin é importante, como foi discutido no artigo sobre a estabilidade sazonal do Bitcoin, é interessante saber se a estabilidade diária afetará a estratégia MIN/MAX. Para cada dia de 9 de outubro de 2015 a 20 de agosto de 2024, usamos a fórmula modificada que contém uma data específica:
Usando esse método, inicialmente, geramos 7 gráficos para a estratégia MAX e, em seguida, geramos 7 gráficos para a estratégia MIN. O gráfico na primeira linha corresponde ao cálculo do tempo t = segunda-feira, a segunda linha corresponde ao cálculo do tempo t = terça-feira, e assim por diante.
De acordo com o gráfico acima, podemos dizer que os dias mais fortes para a posse de BTC quando o BTC atinge o máximo são quarta-feira e domingo, com o máximo de 10 dias mostrando os melhores resultados novamente. Inicialmente, supusemos que havia um efeito de fim de semana, no qual o sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira se saíram melhor. Embora a curva de crescimento de t = domingo indicasse esse efeito, outros fins de semana não apoiaram essa hipótese. Além disso, a curva ascendente de quarta-feira não tinha nenhuma relação com o efeito de fim de semana (o que indica que o forte desempenho dos dois dias, quarta-feira e domingo, pode ser apenas coincidência). Portanto, não temos conclusões sobre o estudo sazonal do efeito / estratégia do MAX.
Os dias de terça e sábado são os mais lucrativos para comprar BTC com os preços mais baixos, e os preços mais baixos de 10 dias mostram os melhores resultados novamente. Acreditamos que não há efeitos sazonais, mesmo na estratégia MIN. Além disso, os dias de ótimo desempenho não são consecutivos, então isso pode ser apenas um acaso.
Apesar de alguns dias de melhor desempenho, o nosso estudo não encontrou qualquer efeito sazonal diário significativo na estratégia MIN/MAX do Bitcoin. Os ganhos fora da amostra mostram que a estratégia MIN não se comporta tão bem quanto a análise dentro da amostra. No entanto, a estratégia MAX continua a ser muito eficaz. Se assumirmos que a criptomoeda crescerá a longo prazo, é razoável considerar a aplicação de regras de rastreamento de tendências ao BTC.
O link original:https://quantpedia.com/revisiting-trend-following-and-mean-reversion-strategies-in-bitcoin/