Recentemente, em termos de história da física quântica, a batalha de partículas, que durou mais de 300 anos, conquistou inúmeros físicos, incluindo Newton, Hooke, Einstein, Bonn, Heisenberg...; e um chamado Razor de Occam desempenhou um papel importante na pesquisa científica. O Razor de Occam foi um princípio proposto pelo filósofo franciscano William de Occam, c. 1285-1349.
Para os cientistas, o princípio do raspão de Occam tem uma forma mais comum de expressão: se você tem duas soluções semelhantes, escolha a mais simples. O mínimo necessário é que a explicação seja a mais provável: quando você tem duas teorias em competição para chegar à mesma conclusão, a mais simples é melhor. Essa expressão também tem uma forma mais comum e forte: se você tem dois princípios que podem explicar os fatos observados, então você deve usar o mais simples até que mais evidências sejam encontradas. Para a explicação mais simples de fenômenos, a explicação mais complexa é frequentemente mais correta. Se você tem duas soluções semelhantes, escolha a mais simples.
O raspador Occam tem sido aplicado em áreas como filosofia e ciência, mas o que o tornou ainda mais famoso e conhecido é a administração empresarial moderna.
A boa teoria deve ser simples, clara e destacada, e a teoria da gestão empresarial também não é exceção. Ao gerenciar uma empresa, é necessário tentar simplificar o mais possível as coisas complexas, eliminar as interferências, capturar as principais contradições e resolver os problemas mais fundamentais para manter a empresa na direção correta. Para as empresas modernas, o crescimento explosivo da informação faz com que os fatores que dominam o desenvolvimento da empresa sejam desmantelados, tornando a complexidade mais difícil de ser simples. A gestão empresarial é uma engenharia de sistemas, incluindo a gestão de infraestrutura, gestão organizacional, gestão de marketing, gestão tecnológica, gestão de produção e estratégia empresarial.
Os mercados de investimento são complexos, muitos investidores investem muito tempo e energia em uma análise, pesquisa e operações frequentes, mas ainda assim não conseguem lidar com a enorme quantidade de informações no mercado. Quando o mercado de investimento é complexo, é preciso pegar uma navalha de Occam, simplificar as coisas complexas, simplificar a sua estratégia de investimento, distinguir as coisas que consomem muito dinheiro, tempo e energia e tomar medidas para se livrar delas. No que diz respeito à especulação profissional, eu sempre procurei uma maneira mais simples e direta, ver os gráficos e apenas olhar para a linha K nua, ou seja, apenas ver os preços, respeitar os indicadores excessivos e a análise complexa às vezes não serve de nada.
Como um conceito de pensamento, é claro que não é limitado a alguns campos, na verdade, o riso de Occam tem sido cada vez mais aplicado em todos os aspectos da sociedade. O riso de Occam também é um conceito de vida. Este princípio exige que, ao lidar com as circunstâncias, compreendamos a natureza das coisas, resolvendo os problemas mais fundamentais. Em especial, obedecer à natureza, não complicar as coisas artificialmente, para que as coisas sejam resolvidas.
Quando se usa a lâmina de Occam, deve-se ter em mente o famoso ditado de Einstein: "Tudo deve ser o mais simples possível, mas nunca simples demais".
Traduzido do blog da QuantWay