A análise fundamental é um método de avaliação de um título em uma tentativa de avaliar seu valor intrínseco, examinando fatores econômicos, financeiros e outros fatores qualitativos e quantitativos relacionados. Os analistas fundamentais estudam qualquer coisa que possa afetar o valor do título, incluindo fatores macroeconômicos (por exemplo, condições econômicas e industriais) e fatores microeconômicos (por exemplo, condições financeiras e gestão da empresa).
Análise fundamental A análise fundamental determina a saúde e o desempenho de uma empresa subjacente, observando números-chave e indicadores econômicos. O objetivo é identificar empresas ou indústrias fundamentalmente fortes e empresas ou indústrias fundamentalmente fracas. Os investidores fazem compras longas (com a expectativa de que as ações aumentem de valor) nas empresas que são fortes e curtas (vendendo ações que você acredita que cairão de valor com a expectativa de recomprar quando a um preço mais baixo) as empresas que são fracas.
Os fundamentos da análise fundamental A análise fundamental usa dados reais e públicos na avaliação do valor de um título. Embora a maioria dos analistas use a análise fundamental para avaliar ações, esse método de avaliação pode ser usado para praticamente qualquer tipo de título. Por exemplo, um investidor pode realizar análise fundamental sobre o valor de um título olhando para fatores econômicos, como taxas de juros e o estado geral da economia. Ele também pode olhar para informações sobre o emissor do título, como potenciais mudanças nas classificações de crédito.
Para ações e instrumentos de ações, a análise fundamental usa receita, ganhos, crescimento futuro, retorno sobre ações, margens de lucro e outros dados para determinar o valor subjacente e potencial de crescimento futuro de uma empresa. Em termos de ações, a análise fundamental se concentra nas demonstrações financeiras da empresa a ser avaliada.
Um exemplo de análise fundamental Mesmo o mercado como um todo pode ser avaliado usando análise fundamental. Por exemplo, os analistas analisaram os indicadores fundamentais do S&P 500 de 4 a 8 de julho de 2016. Durante esse tempo, o S&P subiu para 2129.90 após o lançamento de um relatório positivo de empregos nos Estados Unidos. Na verdade, o mercado acabou de perder um novo recorde, chegando logo abaixo do máximo de maio de 2015 de 2132.80. A surpresa econômica de um adicional de 287.000 empregos para o mês de junho aumentou especificamente o valor do mercado de ações em 8 de julho de 2016.
No entanto, existem opiniões diferentes sobre o verdadeiro valor do mercado.Alguns analistas acreditam que a economia está indo para um mercado de baixa, enquanto outros analistas acreditam que continuará como um mercado de alta.