A negociação algorítmica (também chamada de negociação automatizada, negociação de caixa preta ou negociação de algo) usa um programa de computador que segue um conjunto definido de instruções (um algoritmo) para fazer uma negociação.
Os conjuntos definidos de regras são baseados em tempo, preço, quantidade ou qualquer modelo matemático. Além de oportunidades de lucro para o comerciante, o algoritmo torna os mercados mais líquidos e o comércio mais sistemático, excluindo o impacto das emoções humanas nas atividades comerciais.
Suponha que um comerciante siga estes critérios comerciais simples:
Usando essas duas instruções simples, um programa de computador monitorará automaticamente o preço das ações (e os indicadores da média móvel) e colocará as ordens de compra e venda quando as condições definidas forem atendidas.
A troca de algo oferece os seguintes benefícios:
A maior parte do algoritmo de negociação hoje é a negociação de alta frequência (HFT), que tenta capitalizar a colocação de um grande número de ordens em velocidades rápidas em vários mercados e múltiplos parâmetros de decisão com base em instruções pré-programadas.
A negociação de algo é utilizada em muitas formas de atividades comerciais e de investimento, incluindo:
Qualquer estratégia para negociação algorítmica requer uma oportunidade identificada que seja lucrativa em termos de ganhos melhorados ou redução de custos.
As estratégias de negociação algorítmicas mais comuns seguem tendências em médias móveis, quebras de canal, movimentos de nível de preço e indicadores técnicos relacionados. Estas são as estratégias mais fáceis e simples de implementar através de negociação algorítmica porque essas estratégias não envolvem fazer previsões ou previsões de preço. As negociações são iniciadas com base na ocorrência de tendências desejáveis, que são fáceis e diretas de implementar através de algoritmos sem entrar na complexidade da análise preditiva.
A compra de uma ação dual-listada a um preço mais baixo em um mercado e, simultaneamente, vendê-la a um preço mais alto em outro mercado oferece o diferencial de preço como lucro livre de risco ou arbitragem. A mesma operação pode ser replicada para ações versus instrumentos de futuros, pois os diferenciais de preço existem de tempos em tempos. Implementar um algoritmo para identificar tais diferenças de preço e colocar as ordens de forma eficiente permite oportunidades lucrativas.
Os fundos de índice têm definidos períodos de reequilíbrio para trazer suas participações a par com seus respectivos índices de referência. Isso cria oportunidades lucrativas para os traders algorítmicos, que capitalizam em negócios esperados que oferecem lucros de 20 a 80 pontos base, dependendo do número de ações no fundo de índice logo antes do reequilíbrio do fundo de índice. Tais negócios são iniciados por meio de sistemas de negociação algorítmicos para execução oportuna e melhores preços.
Modelos matemáticos comprovados, como a estratégia de negociação delta-neutral, permitem negociar uma combinação de opções e o título subjacente. (A estratégia delta-neutral é uma estratégia de carteira composta por várias posições com compensação de delta positivos e negativos
A estratégia de reversão média baseia-se no conceito de que os preços altos e baixos de um ativo são um fenômeno temporário que retorna ao seu valor médio (valor médio) periodicamente.
A estratégia de preço médio ponderado por volume divide uma grande encomenda e lança no mercado pedaços menores da encomenda determinados dinamicamente, utilizando perfis históricos de volume específicos de ações.
A estratégia de preço médio ponderado por tempo divide uma grande ordem e libera pedaços menores da ordem para o mercado usando intervalos de tempo igualmente divididos entre um horário de início e fim.
Até que a ordem de negociação seja totalmente preenchida, este algoritmo continua a enviar ordens parciais de acordo com a taxa de participação definida e de acordo com o volume negociado nos mercados.
A estratégia de déficit de implementação visa minimizar o custo de execução de uma ordem negociando fora do mercado em tempo real, economizando assim o custo da ordem e beneficiando-se do custo de oportunidade da execução atrasada.
Existem algumas classes especiais de algoritmos que tentam identificar
A implementação do algoritmo usando um programa de computador é o componente final da negociação algorítmica, acompanhada de backtesting (tentar o algoritmo em períodos históricos do desempenho do mercado de ações passado para ver se o uso dele teria sido lucrativo).
A Royal Dutch Shell (RDS) está listada na Bolsa de Valores de Amsterdã (AEX) e na Bolsa de Valores de Londres (LSE). Começamos construindo um algoritmo para identificar oportunidades de arbitragem. Aqui estão algumas observações interessantes:
Podemos explorar a possibilidade de negociação de arbitragem nas acções da Royal Dutch Shell cotadas nestes dois mercados em duas moedas diferentes?
Requisitos:
O programa de computador deve executar o seguinte:
No entanto, a prática de negociação algorítmica não é tão simples de manter e executar. Lembre-se, se um investidor pode colocar uma negociação gerada por algo, também podem ser feitos outros participantes do mercado. Consequentemente, os preços flutuam em milissegundos e até mesmo microssegundos. No exemplo acima, o que acontece se uma negociação de compra for executada, mas a venda não acontecer porque os preços de venda mudam no momento em que a ordem chega ao mercado? O comerciante ficará com uma posição aberta, tornando a estratégia de arbitragem inútil.
Existem riscos e desafios adicionais, como riscos de falha do sistema, erros de conectividade de rede, lags de tempo entre ordens comerciais e execução e, o mais importante de tudo, algoritmos imperfeitos.
A negociação no mercado de ações pode ser um empreendimento complexo. O primeiro passo é escolher um corretor de ações. Com tantas corretoras diferentes com diferentes características e preços, a Investopedia criou uma lista dos melhores corretores de ações on-line para aqueles que querem começar.