Os comerciantes algorítmicos ainda podem ter sucesso no varejo?

Autora:Bem-estar, Criado: 2019-03-15 10:50:36, Atualizado:

É comum, como um iniciante de negociação algorítmica que pratica a nível de retalho, questionar se ainda é possível competir com os grandes fundos institucionais quant.

O capital e as restrições regulatórias impostas aos fundos levam a certos comportamentos previsíveis, que podem ser explorados por um comerciante de varejo. Big money move os mercados, e como tal, pode-se sonhar com muitas estratégias para tirar proveito de tais movimentos.

Vantagens comerciais

Há muitas maneiras pelas quais um comerciante de algo de varejo pode competir com um fundo apenas em seu processo de negociação, mas também há algumas desvantagens:

  • Capacidade - Um comerciante retalhista tem maior liberdade para operar em mercados mais pequenos, podendo gerar rendimentos significativos nesses espaços, mesmo quando os fundos institucionais não podem.

  • O volume de negócios - Os fundos sofrem com a transferência de tecnologia, pois a rotatividade do pessoal pode ser alta. Os acordos de não divulgação e os acordos de não concorrência mitigam o problema, mas ainda leva a muitos fundos quant a perseguir o mesmo negócio. O sentimento caprichoso dos investidores e a próxima coisa quente exacerbam o problema. Os comerciantes de varejo não são obrigados a seguir as mesmas estratégias e, portanto, podem permanecer descorrelacionados com os fundos maiores.

  • Impacto no mercado - Quando se opera em mercados não cotados altamente líquidos, a baixa base de capital das contas de retalho reduz substancialmente o impacto no mercado.

  • Aplicação de instrumentos financeiros de investimento privados - Os fundos de investimento privados não sofrem da mesma desvantagem, embora estejam igualmente limitados do ponto de vista da gestão de riscos.

  • Liquididade - Ter acesso a uma corretora principal está fora do alcance do comerciante de algo de varejo médio. Eles têm que fazer com uma corretora de varejo como Interactive Brokers. Assim, há acesso reduzido à liquidez em certos instrumentos. O encaminhamento de ordens comerciais também é menos claro e é uma maneira pela qual o desempenho da estratégia pode divergir dos backtests.

  • Fluxo de notícias do cliente - A desvantagem potencialmente mais importante para o comerciante de varejo é a falta de acesso ao fluxo de notícias do cliente de sua principal corretora ou instituição de crédito.

Gestão de riscos

Os comerciantes de algos de retalho adotam muitas vezes uma abordagem diferente da gestão de riscos dos fundos de grandes quantidades.

O mais importante é que não há um orçamento de gestão de riscos imposto ao comerciante além do que ele próprio impõe, nem há um departamento de conformidade ou gestão de riscos que impõe a supervisão.

No entanto, o argumento alternativo é que essa flexibilidade pode levar os comerciantes de varejo a se tornarem "desleixados" com o gerenciamento de risco. As preocupações com o risco podem ser incorporadas ao processo de backtest e execução, sem consideração externa dada ao risco de carteira como um todo. Embora "pensamento profundo" possa ser aplicado ao modelo alfa (estratégia), o gerenciamento de risco pode não alcançar um nível semelhante de consideração.

Relações com os investidores Os investidores externos são a principal diferença entre as lojas de retalho e os grandes fundos.

  • Estrutura de compensação - No ambiente de varejo, o comerciante está preocupado apenas com o retorno absoluto. Não há marcas de água alta a serem atendidas e nenhuma regra de implantação de capital a ser seguida. Os comerciantes de varejo também podem sofrer curvas de ações mais voláteis, pois ninguém está assistindo seu desempenho que possa ser capaz de resgatar capital de seu fundo.
  • Além disso, não há necessidade de fornecer relatórios de desempenho mensais ou de "apresentar" um portfólio antes do envio de um boletim informativo ao cliente.
  • Comparação de índices de referência - Os fundos não são apenas comparados com seus pares, mas também com os índices de referência do setor. Para um fundo de ações dos EUA de longo prazo, por exemplo, os investidores vão querer ver retornos superiores ao S&P500. Os comerciantes de varejo não são obrigados da mesma forma a comparar suas estratégias com um índice de referência.
  • As taxas de desempenho - A desvantagem de gerir a sua própria carteira como comerciante de retalho é a falta de taxas de gestão e de desempenho de que gozam os fundos quant bem sucedidos.

Tecnologia

Uma área em que o comerciante de varejo tem uma vantagem significativa é na escolha da pilha de tecnologia para o sistema de negociação. Não só o comerciante pode escolher as melhores ferramentas para o trabalho como achar apropriado, mas não há preocupações sobre a integração de sistemas legados ou políticas de TI em toda a empresa.

No entanto, essa flexibilidade tem um preço. É preciso construir a pilha ou terceirizar tudo ou parte dela para fornecedores. Isso é caro em termos de tempo, capital ou ambos. Além disso, um comerciante deve depurar todos os aspectos do sistema de negociação - um processo longo e potencialmente meticuloso.

Em conclusão, pode-se ver que os comerciantes de varejo possuem vantagens comparativas significativas em relação aos fundos de quantidade maior.


Mais informações