A negociação algorítmica é geralmente percebida como uma área complexa para os iniciantes. Ela abrange uma ampla gama de disciplinas, com certos aspectos exigindo um grau significativo de maturidade matemática e estatística. Consequentemente, pode ser extremamente desagradável para os não iniciados. Na realidade, os conceitos gerais são simples de entender, enquanto os detalhes podem ser aprendidos de forma iterativa e contínua.
A beleza da negociação algorítmica é que não há necessidade de testar o conhecimento sobre o capital real, pois muitas corretoras fornecem simuladores de mercado altamente realistas.
Uma pergunta comum que recebo dos leitores do QuantStart é Como eu começo na negociação quantitativa?. Eu já escrevi um guia para iniciantes sobre negociação quantitativa, mas um artigo não pode esperar cobrir a diversidade do assunto.
A primeira tarefa é obter uma visão geral sólida do assunto. Achei muito mais fácil evitar discussões pesadas de matemática até que os fundamentos fossem cobertos e compreendidos. Os melhores livros que encontrei para este fim são os seguintes:
-
- Comércio Quantitativo por Ernest Chan - Este é um dos meus livros de finanças favoritos. O Dr. Chan fornece uma ótima visão geral do processo de criação de um sistema de negociação quantitativo, usando o MatLab ou o Excel. Ele torna o assunto altamente acessível e dá a impressão de que qualquer um pode fazê-lo. Embora haja muitos detalhes que são ignorados (principalmente por brevidade), o livro é uma ótima introdução sobre como a negociação algorítmica funciona. Ele discute a geração alfa (o modelo de negociação), a gestão de riscos, sistemas de execução automatizada e certas estratégias (especialmente impulso e reversão média).
-
- Inside the Black Box por Rishi K. Narang - Neste livro, o Dr. Narang explica em detalhes como um fundo de hedge quantitativo profissional opera. É lançado a um investidor experiente que está considerando se deve investir em tal "caixa negra". Apesar da aparente irrelevância para um comerciante de varejo, o livro realmente contém uma riqueza de informações sobre como um sistema de negociação de quantidade "próprio" deve ser realizado.
-
- Algoritmic Trading & DMA por Barry Johnson - A frase algoritmic trading, na indústria financeira, geralmente se refere aos algoritmos de execução usados por bancos e corretores para executar negócios eficientes. Estou usando o termo para cobrir não apenas esses aspectos da negociação, mas também negociação quantitativa ou sistemática. Este livro é principalmente sobre o primeiro, sendo escrito por Barry Johnson, que é um desenvolvedor de software quantitativo em um banco de investimento. Isso significa que não é de nenhuma utilidade para o varejo?
Uma vez que os conceitos básicos são compreendidos, é necessário começar a desenvolver uma estratégia de negociação. Isso é geralmente conhecido como o componente de modelo alfa de um sistema de negociação. As estratégias são simples de encontrar nos dias de hoje, no entanto, o verdadeiro valor vem na determinação de seus próprios parâmetros de negociação através de extensa pesquisa e backtesting. Os seguintes livros discutem certos tipos de sistemas de negociação e execução e como implementá-los:
-
- Algoritmic Trading por Ernest Chan - Este é o segundo livro do Dr. Chan. No primeiro livro, ele eludiu o impulso, a reversão média e certas estratégias de alta frequência. Este livro discute essas estratégias em profundidade e fornece detalhes significativos de implementação, embora com mais complexidade matemática do que no primeiro (por exemplo, Kalman Filters, Estacionalidade / Cointegração, CADF etc.).
-
- Trading and Exchanges por Larry Harris - Este livro concentra-se na microestrutura do mercado, que eu pessoalmente sinto ser uma área essencial para aprender, mesmo nos estágios iniciais da negociação quântica. A microestrutura do mercado é a ciência de como os participantes do mercado interagem e as dinâmicas que ocorrem no livro de pedidos. Está intimamente relacionada com como as trocas funcionam e o que realmente acontece quando um comércio é colocado. Este livro é menos sobre estratégias de negociação como tais, mas mais sobre coisas a serem conscientes ao projetar sistemas de execução. Muitos profissionais no espaço de finanças quânticas consideram isso como um excelente livro e também o recomendo altamente.
Nesta fase, como comerciante de varejo, você estará em um bom lugar para começar a pesquisar os outros componentes de um sistema de negociação, como o mecanismo de execução (e sua profunda relação com os custos de transação), bem como o risco e gestão de carteira.