O ATR é uma ferramenta indispensável para os designers de bons sistemas de negociação, e é considerado um verdadeiro cavalo de batalha entre os indicadores técnicos. Todos os traders de sistemas devem estar familiarizados com o ATR e suas muitas funções úteis. Suas inúmeras aplicações incluem: configuração de parâmetros, entrada no mercado, stop loss, lucro, etc., e até mesmo uma ferramenta auxiliar muito valiosa na gestão de fundos.
Como calcular o valor médio da amplitude real de oscilação (ATR) Amplitude de oscilação: distância entre o ponto mais alto e o ponto mais baixo do gráfico de K-string. Amplitude real de oscilação: é o valor máximo de três amplitudes de oscilação:
Para que o ATR reflita a volatilidade recente, pode ser usado um ATR de curta duração (gráficos de 2 a 10 K); para que o ATR reflita a volatilidade de longo prazo, pode ser usado de 20 a 50 K ou mais.
O ATR é um indicador geral para avaliar os movimentos dos preços do mercado, mas também é um indicador de adaptação real. O exemplo a seguir ajuda a explicar a importância dessas características. Se calcularmos a magnitude da variação do preço médio do milho em dois dias, por exemplo, US $ 500; a magnitude da variação do preço médio do contrato do iene pode ser de US $ 2.000 ou mais. Se quisermos criar um sistema de negociação para definir um nível de stop-loss adequado para o milho ou o iene, respectivamente, veremos que os níveis de stop-loss dos dois são diferentes, porque a volatilidade dos dois é diferente. Podemos definir um nível de stop-loss de US $ 750 no milho, contra US $ 3.000 no contrato do iene. No entanto, podemos supor que, no exemplo acima, o preço médio de flutuação real do milho em dois dias (ATR) é de US $ 500, e o preço médio de flutuação real do iene em dois dias (ATR) é de US $ 2.000. Se definirmos o nível de stop loss para US $ 1,5 vezes o ATR (ou seja, o nível de stop loss representado pelo ATR), podemos usar o mesmo padrão em ambos os mercados (ou seja, US $ 1,5 vezes o ATR), o preço de stop loss do milho será de US $ 750 e o preço de stop loss do iene será de US $ 3000. Agora, vamos supor que as condições do mercado mudaram, a volatilidade do milho foi muito alta, movendo-se em US $ 1.000 em dois dias; e o iene ficou muito calmo, movendo-se apenas em US $ 1.000 em dois dias. Se ainda usarmos o nível de stop loss expresso anteriormente em dólares, ou seja, o nível de stop loss do milho ainda está definido em US $ 750 e o nível de stop loss do iene ainda está definido em US $ 3000, então agora o nível de stop loss do milho está muito perto do nível de stop loss e o nível de stop loss do iene está definido muito longe. No entanto, o nível de stop loss expresso em um número múltiplo do ATR pode se adaptar às mudanças do mercado, e o nível de stop loss de 1,5 vezes o ATR irá ajustar automaticamente o nível de stop loss do milho e o nível de stop loss em US $ 1.500, respectivamente. O valor de uso da universalidade e da adaptabilidade do ATR como indicador de volatilidade do mercado não é certamente excessivo. ATR é muito valioso para a criação de sistemas de negociação robustos (isto é, sistemas de negociação que podem ser igualmente eficazes no futuro) e que podem ser usados sem modificações em vários mercados. Usando ATR, você pode projetar um que seja adequado para o mercado de milho e também para o mercado de ienes sem qualquer modificação. Mas, talvez mais importante, você pode criar um sistema que não só se sai bem em testes de dados históricos de milho, mas também é muito provável que continue a funcionar bem no futuro, mesmo que o mercado de milho mude muito.
O uso do indicador ATR no gerenciamento de posições já foi descrito no artigo. No entanto, o indicador ATR não se limita a isso no que diz respeito à análise técnica moderna e ao gerenciamento de fundos.
Se o leitor ainda não sabe o que é o comprimento de onda real médio, aqui mais uma vez uma breve introdução. Para calcular o ATR, você deve primeiro calcular o comprimento de onda real. O comprimento de onda real é o maior dos três valores seguintes: - 1) O intervalo entre o preço mais alto e o preço mais baixo do dia de negociação atual - 2) a margem de variação entre o preço de fechamento do dia anterior e o preço mais alto do dia anterior - 3) a margem de variação entre o preço de fechamento do dia anterior e o preço mais baixo do dia anterior Depois de ter a amplitude de onda real, o ATR pode ser calculado usando a média de um período de tempo. Quanto ao tempo de cálculo, os usuários diferentes costumam ter 10, 20 ou até 65 dias.
Em transações de curto prazo, muitos investidores possuem duas ou mais ações ao mesmo tempo. Como distribuir o capital entre várias ações? A divisão é o método escolhido pela maioria das pessoas. Se você estiver pronto para comprar ações A e B ao mesmo tempo, com US$ 100 mil em mãos, então compre US$ 50 mil cada uma. Para resolver este problema, é possível usar o ATR para distribuir o capital, desde que possamos fazer com que uma percentagem fixa de todos os fundos corresponda à flutuação de 1 ATR de uma ação. Por exemplo, o ETF 50 acima, no dia de quinta-feira, o ATR é de 0,152 yuan, o que equivale a 4,08% do preço de fechamento; e o ETF Citigroup, no dia de quinta-feira, o ATR é de 4,741 yuan, o que equivale a 6,69% do preço de fechamento, e então o indicador é mais ativo do que o anterior. Supondo que o portátil tenha um milhão de dólares, podemos definir para que a flutuação de 1 ATR de duas ações seja igual a 1% do total do fluxo, então 1% do grupo de um milhão é de 11 mil dólares, ou seja, 100,00÷0,152 = 659,7847 dólares.
A menos que você seja um investidor de valor absoluto como Buffett, é extremamente importante para o investidor definir o seu stop loss. Um prejuízo de 10% só pode ser compensado por um lucro de 11%, um prejuízo de 20% pode ser compensado por um lucro de 25%, um prejuízo de 50% pode ser compensado por um lucro de 100%. O stop-loss oportuno é o suficiente para deixar munição para o próximo negócio, o que é significativo para lucros a longo prazo. Usar um percentual fixo como linha de stop loss é fácil, mas o problema está na diferença entre as ações mencionadas anteriormente. Se uma variedade de volatilidade menor como o ETF 50 e uma variedade de volatilidade maior como o CFC escolher 8% como linha de stop loss, obviamente não é muito razoável. Usar o ATR para definir o stop loss é simples, geralmente é escolher um preço de referência e subtrair o ATR ajustado por um coeficiente. Por exemplo, alguns investidores preferem escolher o preço de fechamento do dia anterior, outros preferem escolher o preço mais alto do dia anterior como o preço de referência. Ou, por exemplo, se um investidor estiver preparado para comprar na sexta-feira após o fechamento do mercado, pode usar o ATR para calcular o preço de stop-loss. O investidor pode optar pelo preço de fechamento da quinta-feira em US $ 70,85 como referência, ou se o entusiasmo for rápido, subtrair 0.8 x ATR, ou 0.8 x 4.741 = 3.768 US $, se o ativo cair mais de 5.3%, o preço cai 67.08 e pára de perder. Em comparação, se comprar um 50ETF, usando o mesmo coeficiente de 0.8, o preço de fechamento da quinta-feira em US $ 3.721 e o ATR com 0.152 perdidos, 0.8 x 0.152 = 0.12 US $, ou seja, o preço da ETF caiu mais cedo, US $ 3.27%, o que é mais fácil de usar.
Para os investidores que usam o ATR para distribuir o capital para estabelecer o capital para o mercado, outro efeito do ATR é que pode ajustar a posição dinâmica. No caso anterior, um milhão de dólares pode ser calculado de acordo com 1% de capital = 1 ATR, o que envolve um total de 65 700 ações do ETF 50, envolvendo um exemplo de 24 450.000 ações. Os investidores experientes entendem que a liquidação a longo prazo é muitas vezes um sinal de que uma grande direção está chegando. Se for para baixo, porque o investidor estabeleceu um stop loss de acordo com o ATR, se o stop loss for definido como 2ATR, embora o número de ações tenha aumentado, o total do capital perdido permanece inalterado, porque o ATR corresponde a uma porcentagem menor de stop loss reais, de acordo com 1% = 1ATR, o stop loss é de 2% do total do capital.