No centro da negociação algorítmica está a construção de estratégias de negociação, com o objetivo de controlar eficazmente os custos de negociação e optimizar os preços de negociação. Em seguida, vamos dar uma breve introdução a algumas das estratégias de negociação algorítmica mais comuns no mercado.
O TWAP (Time Weighted Average Price), algoritmo de preço médio ponderado por tempo, é a estratégia de negociação de algoritmos tradicionais mais simples. O modelo divide o tempo de negociação uniformemente e envia ordens uniformemente divididas em cada ponto de divisão.
Por exemplo, no mercado de ações A, o tempo de negociação de um dia de negociação é de 4 horas, ou 240 minutos. Primeiro, divida esses 240 minutos uniformemente em N partes (ou divida uniformemente uma parte dos 240 minutos), como 240 partes. A estratégia TWAP distribui uniformemente as ordens necessárias para o dia de negociação para serem executadas nesses 240 nodes, permitindo que o preço da negociação seja igual ao TWAP.
A estratégia TWAP foi concebida para oferecer um preço de transação médio mais baixo, minimizando o impacto do negócio no mercado e, assim, reduzindo os custos de transação. O modelo ainda atende melhor aos objetivos básicos do comércio algorítmico quando o tempo de transação não pode ser estimado com precisão.
No entanto, o maior problema do TWAP é que, em casos de grande volume de pedidos, a distribuição uniforme de pedidos em cada nó ainda é considerável e pode causar um certo impacto no mercado.
Por outro lado, o volume de negociação do mercado real é flutuante e é claramente pouco razoável distribuir todas as ordens uniformemente para cada nó; porque, rapidamente, foi construído um modelo VWAP baseado em previsões de mudanças de volume de negociação. No entanto, como o TWAP é muito simples de operar e entender, ele ainda é mais adequado para mercados com maior liquidez e transações de menor volume de ordem.
O VWAP (Volume Weighted Average Price), um algoritmo de preço médio ponderado pelo volume de transações, é uma das estratégias de negociação algorítmica mais populares no mercado atual e é o protótipo de muitos outros modelos de negociação algorítmica.
O preço e o volume são respectivamente o preço de transação e o volume de transação de um título em um determinado momento.
O objetivo da estratégia de negociação do VWAP é fazer com que as transações VWAP realizadas por segmentação de pedidos bloqueiem o mercado VWAP. A fórmula de definição do VWAP diz que, para acompanhar o mercado VWAP, é necessário enviar ordens fragmentadas em proporção ao tempo real do mercado, o que requer a previsão do tempo de negociação do mercado.
Normalmente, a estratégia VWAP usa a média ponderada do volume de transações em segmentos de M dias de negociação passados para prever as transações, o que envolve a determinação de M e o número de ponderações. Supondo que seja necessário comprar uma certa quantidade de ações em um determinado período de tempo, o algoritmo de negociação divide esse período em N partes e prevê que o percentual de transações de cada parte do tempo seja VPi, enquanto o percentual de transações de segmentos reais do mercado seja VPM, e o preço de transações reais em cada ponto do mercado seja Pi.
A definição de TE pode mostrar duas coisas:
(1) O erro de rastreamento está intimamente relacionado com a previsão do volume de transações, e o bom ou mau resultado da previsão afeta diretamente o resultado da transação do algoritmo VWAP.
(2) Quando o VPT excede o VMt real do mercado em algum momento, é possível que as ordens não sejam totalmente executadas, o que causa uma queda na eficiência da execução de transações algorítmicas, portanto, a estratégia de negociação algorítmica VWAP, conhecida como feedback de banda, é mais comum.
A estratégia de negociação de algoritmos VWAP com feedback é a distribuição proporcional de pedidos não cumpridos em cada período de tempo, com base no rastreamento original do VWAP, para o período seguinte, o que efetivamente aumenta a taxa de execução. A estratégia TWAP discutida anteriormente também pode usar esse tipo de tecnologia de feedback, aumentando significativamente a eficiência de execução.
O MVWAP (Modified Volume Weighted Average Price) é um algoritmo de otimização de preço médio ponderado pelo volume de transações. Na verdade, o VWAP tem muitos algoritmos de otimização e melhoria, mas a estratégia mais comum é ajustar e controlar o tamanho do próximo volume de acordo com o preço do mercado em tempo real e a relação do mercado VWAP.
Quando o preço do mercado em tempo real é menor do que o mercado VWAP planejado, a ampliação baseia-se no volume de transações originalmente planejado, o que ajuda a reduzir o volume de transações VWAP, se for possível aumentar o volume de transações parcial ou parcialmente; ao contrário, quando o preço do mercado em tempo real é maior do que o mercado VWAP planejado, a contração baseia-se no volume de transações originalmente planejado, o que também ajuda a reduzir o volume de transações VWAP, o que atende ao objetivo de controlar os custos de transação.
Na estratégia do MVWAP, além do método de previsão do volume de transações (que geralmente também é feito de acordo com a média ponderada de transações históricas), também é importante o controle quantitativo para aumentar ou diminuir o volume de transações. Uma maneira simples é aumentar ou diminuir o próximo lote do período de tempo em uma proporção fixa quando o preço do mercado em tempo real é inferior ou superior ao mercado VWAP, então esse parâmetro de proporção é um problema ideal. Se considerado de forma mais complexa e detalhada, esse parâmetro também pode ser uma função da variação com o desvio de preços (diferença entre o preço do mercado em tempo real e o preço do mercado VWAP).
VP (Volume Participation), uma estratégia de porcentagem fixa de transações, semelhante à estratégia VWAP, é a de acompanhar as mudanças no volume de transações reais do mercado, criando uma estratégia de submissão correspondente. A diferença é que o VWAP é uma estratégia de submissão que se baseia na quantidade de transações ou no montante de transações necessárias em um determinado dia de negociação. O VP é uma estratégia de submissão que se baseia na quantidade de transações ou no volume de transações necessárias em um determinado dia de negociação.
Por exemplo, dividir um dia de negociação em 48 períodos de 5 minutos cada. Fazer o pedido em uma proporção fixa de 10% de acordo com a previsão de volume de negociação. A consequência dessa estratégia é que, quando há um menor volume de pedidos a serem realizados, todos os negócios podem ser concluídos antes do final do tempo de negociação, o que cria o risco de desvio do preço médio do mercado.
Portanto, pensamos que esta estratégia é adequada para transações de ordens de grande escala, planejadas para serem concluídas em vários dias de negociação, quando o VP é uma estratégia de negociação algorítmica que pode acompanhar melhor o preço médio do mercado, se for possível escolher a porcentagem fixa apropriada para concluir as transações de forma eficaz.
IS (Implementation Shortfall), executar uma estratégia de negociação de déficit, é uma estratégia de negociação algorítmica para executar um déficit como base para a decisão. O déficit de execução é definido como a diferença no valor do negócio entre o portfólio de ativos alvo negociado e o portfólio de ativos efetivamente negociados. O objetivo da estratégia IS é executar o déficit de minimização, ou seja, uma estratégia para acompanhar a referência de preço, por meio da necessidade de encontrar o melhor, depois de considerar integralmente os custos de choque e o risco do mercado.
Para isso, o processo básico do Estado Islâmico é o seguinte:
(1) Determinar o preço de negociação alvo P0, que pode ser o preço de chegada, o preço de abertura, o preço de fechamento do dia, etc.; e definir um preço tolerável Pr, como condição de fronteira da negociação.
(2) Quando o preço real do mercado está abaixo ou acima de P0, comprar ou vender uma transação de acordo com uma determinada estratégia.
(3) Quando o preço real do mercado é superior ou inferior a Pr, não há transações de compra ou venda.
(4) Quando os preços reais do mercado estão entre P0 e Pr, pode-se negociar de acordo com uma estratégia entre estratégias positivas e negativas.
Os benefícios de usar o IS incluem:
(1) A estratégia IS analisa de forma mais abrangente todas as partes do custo de negociação, obtendo um melhor equilíbrio entre os fatores de custo de impacto, risco de tempo, crescimento de preços e outros, melhor alinhados com os objetivos da operação de negociação ideal.
(2) A estratégia de IS é uma otimização do processo de negociação com base no preço alvo e mais adequada ao processo de decisão de investimento.
(3) A estratégia IS é mais utilizada para negociações em conjunto, e para negociações em conjunto, o algoritmo pode aproveitar a correlação entre as ações na lista de negociações para controlar melhor o risco.
A estratégia Step é, na verdade, uma estratégia de negociação por camadas de preço, com o objetivo de reduzir o preço da compra e venda o máximo possível. Simplificando, a estratégia Step é a combinação de diferentes proporções de transações em diferentes intervalos de preços. Por exemplo, na estratégia VWAP ou TWAP, geralmente é feito apenas de acordo com uma proporção de transações prevista.
Após a abertura, sobre a base de VWAP ou TWAP, quando o preço flutua entre US $ 19 e US $ 21, é transacionado em 10% do volume de negociação previsto; quando o preço é superior a US $ 21, não é transacionado; quando o preço é inferior a US $ 19, é comprado em 30% do volume de negociação previsto.
Uma estratégia mais radical é a chamada "Aggressive Step", que consome todas as ordens no mercado quando o preço está abaixo do limite da área de negociação ideal.
Especificamente, a estratégia do passo agressivo também é estratificada em transações de compra (vendas), por exemplo, no esquema de negociação acima, as duas primeiras áreas permanecem inalteradas, quando o preço é menor que 19 dólares, independentemente da queda do preço no mercado, são negociadas a 19 dólares, até que o preço volte para mais de 19 dólares ou todas as ordens de negociação sejam concluídas.
A estratégia do sniffer é um conjunto de estratégias. Geralmente, a estratégia desenvolve algoritmos mais complexos para monitorar os dados de transações e transações para descobrir se há outros comerciantes algorítmicos entre os participantes do mercado.
Por exemplo, através de um pequeno número de pedidos experimental, combinando certos algoritmos e situações de transação para determinar se os pedidos foram realizados através de negociações algorítmicas. Se houver outros participantes em negociações algorítmicas, por meio de julgamentos computacionais, siga essas negociações algorítmicas ou faça o contrário para obter ganhos absolutos com maior probabilidade. Se a probabilidade de ganho for maior, use uma estratégia de negociação algorítmica direcionada.
A estratégia, diferente da tradicional negociação algorítmica, não tem como objetivo principal a execução de ordens, mas sim a obtenção de lucros. É uma estratégia mais avançada na negociação algorítmica e é adequada para um mercado onde a negociação algorítmica já se popularizou em larga escala. O mercado brasileiro, tanto do ponto de vista do sistema de negociação quanto do grau de popularização da negociação algorítmica, ainda tem dificuldades temporárias em aplicar esse tipo de estratégia.
Muitas estratégias de negociação algorítmicas mais avançadas no exterior exigem dados que não se limitam apenas ao volume de transações e ao preço das transações, mas que se concentram mais na estrutura microscópica do mercado, especialmente em algumas informações importantes que aparecem no inventário.
Para dar um exemplo do algoritmo mais simples, chamado de estratégia de captação de mercado (PEG), a estratégia é executada em qualquer momento de acordo com a situação de liquidação do estoque alvo. O PEG primeiro monitora o preço mínimo de venda ou o preço máximo de compra no mercado em tempo real e em seguida, em conformidade com uma determinada estratégia (ou proporção), executa uma ordem de compra ou venda.
Se a ordem de negociação não for concluída e o preço do mercado começar a desviar-se do preço da ordem de limite, a ordem acima é retirada e a ordem de limite correspondente é re-emitida com base nas informações mais recentes do mercado; se a ordem de negociação for concluída, a ordem de limite de compra ou de limite de venda é continuada, de acordo com a estratégia acima (proporção), até que a ordem seja concluída ou o tempo de negociação termine.
A vantagem desta estratégia é que o impacto sobre o mercado permite um melhor controle quantitativo, enquanto a desvantagem é que o acompanhamento do preço médio do mercado é vulnerável a desvios e o volume de transações por dia é incontrolável.
A estratégia Workand Pounce, ou estratégia W&P, é uma estratégia que se baseia na estratégia geral de negociação algorítmica e que visa a otimização da negociação algorítmica por meio da liquidação e da liquidez do mercado.
Especificamente, quando se executa uma estratégia de negociação algorítmica, o sistema lista as ordens que foram desdobradas em um determinado momento a um determinado preço. Neste caso, se o rastreamento dos dados do inventário for feito, descobrirá que o preço da ordem submetida pode ser transação ativa (por exemplo, essa oportunidade ocorre na estratégia VWAP).
Nesse caso, pode-se observar se o disco do preço correspondente possui um volume maior de pendências, ou seja, se o mercado possui liquidez excedentária em um determinado intervalo de preços. Se essa liquidez estiver presente, pode-se ampliar o número de transações, varrer a liquidez do mercado, ou apenas manter uma pequena quantidade de liquidez residual.
A estratégia W&P é adequada para situações em que há um grande número de pedidos que precisam ser concluídos em um curto período de tempo, o uso desta estratégia pode efetivamente aumentar a eficiência de execução, mas também pode gerar um desvio relativamente grande para o rastreamento de preços, aumentando a incerteza dos custos de transação.
A estratégia de negociação oculta oculta é na verdade uma estratégia de negociação algorítmica ativa. Para estratégias tradicionais como o TWAP e o VWAP, uma vez que os pedidos geralmente são feitos pelo preço do mercado, pode haver confusão entre os dois tipos de negociação ativa e passiva.
No entanto, quando o número de pedidos e retiradas passivos é maior, especialmente nos mercados financeiros mais desenvolvidos, os comerciantes algorítmicos e até mesmo as estratégias de negociação algorítmicas são facilmente observadas e monitoradas por outros concorrentes, permitindo que os concorrentes desenvolvam estratégias direcionadas para os próprios algoritmos.
A estratégia oculta é uma estratégia de negociação algorítmica anti-espionagem que consiste em executar uma ordem de preço desejado no mercado e, quando um determinado número é atingido, executar um ataque para comer a ordem; caso contrário, o servidor funciona até que a oportunidade seja encontrada.
Em geral, a estratégia oculta é uma estratégia de re-optimização da estratégia de negociação algorítmica original, usada principalmente em mercados financeiros mais desenvolvidos, como a Europa e a América do Norte, que também pagam uma parte do custo de acompanhar a precisão do preço médio do mercado ao ocultar suas ações.
A estratégia Guerrilla Guerrilla também é uma estratégia de otimização adicional baseada em algumas estratégias de negociação algorítmicas originais, que, como a estratégia Hidden, visa ocultar suas próprias estratégias e comportamentos de negociação.
A diferença é que o Hidden considera o número de transações principais, passivas e de pedidos, enquanto o Guerrilha começa apenas com o número de pedidos. Através de um certo algoritmo aleatório, a estratégia do Guerrilha dispersará ainda mais o número de pedidos que devem ser enviados em cada momento em partes de diferentes tamanhos, tornando difícil para outros concorrentes verem o comerciante e o algoritmo correspondente nos detalhes da negociação.
Além de algumas estratégias de negociação algorítmicas comuns descritas acima, existem muitas outras estratégias no mercado estrangeiro, como por exemplo, uma estratégia de negociação algorítmica básica baseada apenas no VWAP pode derivar dezenas ou até centenas de estratégias; e, por exemplo, no mercado estrangeiro, existem uma série de estratégias de negociação algorítmicas comuns baseadas no sistema de negociação, como a estratégia VWAP Garantida, a estratégia SOR, etc.
Em suma, muitas estratégias de negociação algorítmicas, muitas vezes, após um período de uso, não são mais aplicáveis devido a uma divulgação de informações ou mudanças na estrutura microscópica do mercado, e os investidores precisam continuar a desenvolver novas estratégias. Portanto, as estratégias de negociação algorítmicas sempre aparecem no mercado, e depois desaparecem e voltam.
Mas, de qualquer forma, o surgimento de estratégias de negociação algorítmicas de todos os tipos é para controlar efetivamente os custos de negociação, e, portanto, essas estratégias de negociação irão ocupar cada vez mais o mercado inteiro, uma tendência que não vai mudar no momento.
No país, com o desenvolvimento contínuo do setor financeiro e a melhoria da internacionalização, bem como a introdução de regras de futuros de ações e de financiamento de ações financeiras, a situação de negociação unilateral e o relativo fechamento e atraso do desenvolvimento do mercado de valores mobiliários do país melhorou e gradualmente alcançou o mercado de valores mobiliários avançado do mundo.
A estratégia de negociação algorítmica, portanto, certamente apresentará uma tendência de desenvolvimento rápido no futuro. Não só beneficia os investidores a redução dos custos de negociação, a riqueza e a inovação dos meios e estratégias de investimento, mas também pode levar ao mercado mais regulamentado e eficiente.
Traduzido de Transação Super-Jovem
BamsmenParece que o VWAP ainda não tem suporte para chamadas diretas, é preciso escrever o cálculo de funções por conta própria?
- Não.Os algoritmos de transação botvs já foram implementados?