O recurso está a ser carregado... Carregamento...

Por que é que os investidores retalhistas estão a fazer barganhas (Contrarian)?

Autora:Inventor quantificado - sonho pequeno, Criado: 2017-02-27 12:26:44, Atualizado:

Por que é que os investidores retalhistas estão a fazer barganhas (Contrarian)?

Introdução: Quais são os típicos "pensamentos de varejo" que existem nos mercados de ações? Como evitá-los? - Na resposta de bh lin, mencionei a tendência geral dos investidores de varejo a comprar e vender. Esta é também uma opinião relativamente predominante nos estudos de evidências de finanças comportamentais.

Antes de falarmos sobre as razões, como é costume, vamos falar sobre se os investidores retalhistas estão a comprar e a vender.

A maioria dos acadêmicos usa a quantidade de compras/vendas líquidas dos investidores de varejo para medir sua tendência de compra e venda. A tendência de compra e venda é expressa como: compras líquidas dos investidores de varejo após a queda do mercado de ações; vendas líquidas dos investidores de varejo após a alta do mercado de ações. Com base em medidas semelhantes, os pesquisadores encontraram tendências de transação em dados de investimentos de investidores de varejo em vários países ao redor do mundo (Estados Unidos, França, Suécia, Finlândia, Japão, Coreia do Sul, Austrália, China, etc.).

Outra descoberta interessante é que essa tendência parece estar relacionada com a sofisticação financeira dos investidores.

O comportamento de investimento e desempenho de vários tipos de investidores: um estudo da Finlândia.

img

Os investidores de retalho à esquerda do gráfico tendem a vender e a desvalorizar em diferentes graus e tendem a diminuir com o crescimento do tamanho dos ativos. No mercado de ações finlandês, o grupo de investidores estrangeiros situado à direita do gráfico é considerado um grupo relativamente mais astuto, que tende a comprar e a vender.

Da mesma forma, o estudo The trading behavior of institutions and individuals in Chinese equity markets, baseado em dados de investidores chineses, descobriu que os investidores de retalho tendem a comprar e vender contrarianamente, enquanto os investidores institucionais relativamente mais astutos tendem a comprar e vender momentum.

O professor Brad Baber, da UC Davis, e o professor Terrance Odean, da UC Berkeley, resumiram o comportamento dos investidores de retalho em um artigo:http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1872211中认为散户投资者净买入/卖出上的卖涨买跌是因为散户投资者的购买出售行为受过去的回报影响程度不同A tendência também está relacionada ao volume de compra/venda líquido e ao intervalo de medição do retorno no passado.

Voltando à questão de por que os investidores retalhistas tendem a vender para cima e para baixo. A opinião académica tende a dizer que o comportamento dos investidores está ligado a várias coisas, como as suas expectativas sobre o mercado (belief), a estrutura/mecanismo de negociação do mercado (market structure/mechanism) e as suas razões psicológicas (psychological reasons).

  • 1. As expectativas dos investidores sobre o mercado

    O comportamento de investimento do investidor deve estar relacionado com suas expectativas sobre as mudanças futuras do mercado. Se o investidor acha que o mercado de ações futuros vai subir, ele deve comprar ou manter a ação. Por outro lado, se o investidor acha que o mercado de ações futuros vai cair, ele deve vender a ação.

    Então, a expectativa de um comportamento de alta e baixa deve ser quando o mercado de ações sobe, e os investidores de varejo acreditam que os ganhos futuros diminuirão, enquanto o mercado de ações desce e os ganhos futuros aumentam. Esse feedback inverso parece estar de acordo com as previsões de alguns modelos de expectativa racional.

    E, independentemente de tal lógica ser razoável, será que os investidores retalhistas têm essas expectativas?

    A pesquisa empírica não parece apoiar esse ponto de vista. Greenwood and Shleifer (2014) usaram dados de seis investidores americanos coletados com base em pesquisas e descobriram que os investidores são mais parecidos com extrapolatores: eles acreditam que os ganhos futuros são uma continuação dos ganhos passados.

    img

    Como mostrado, os retornos do último mês de dezembro estão positivamente correlacionados com as expectativas baseadas no Gallup Survey, e a análise de regressão do texto também apoia a visão de que as expectativas dos investidores sobre os retornos futuros são uma continuação dos retornos passados.

    Cochrane, é claro, mencionou em seu discurso para presidente eleito da AFA em 2011 que os dados baseados em pesquisas não refletem exatamente as expectativas dos investidores.

  • 2. Mecanismos de negociação do mercado

    A segunda possível razão é que essa tendência é influenciada pelos mecanismos de negociação do mercado. Os investidores retalhistas tendem a usar listas de preços limitados, enquanto os mecanismos de negociação de listas de preços limitados tornam o comportamento de investimento do retalhista muito negociado.

    Normalmente, as compras de preço limitado são feitas após a queda do preço, enquanto os pedidos de venda de preço limitado são feitas após o aumento do preço.

    img

    O pedido requer que o preço suba para ser transacionado, enquanto o pedido requer que o preço caia para ser transacionado.

    Considerando que os investidores retalhistas não têm dados concretos do livro de ordens, a estratégia de sub-ordens pode ser mais conservadora, como o sub-ordem de 116.55 que precisa ser transacionado após uma queda de 3.6 em relação ao preço atual.

    Linnainmaa (Linnainmaa, 2010) analisou os dados de uso dos listens limitados e os listens de mercado pelos investidores de varejo. O efeito mais significativo foi a tendência do dia da negociação. Além disso, ele descobriu que os mecanismos têm um efeito significativo sobre a tendência de compra e venda em ações de baixo volume, mas em ações de alto volume, o efeito dos mecanismos de negociação é significativo apenas em t-1.

    Tal resultado também é intuitivo, pois a estratégia de submissão mais conservadora de ações com menor volume de negociação aumenta significativamente o tempo de submissão a negociação, o que reflete a tendência de compra e venda dos investidores em intervalos de observação relativamente longos. Mas esse mecanismo de negociação não explica as descobertas de Grinblatt e Keloharju (2000): essa tendência é mais evidente em intervalos de observação com retornos mais longos no passado (Figura 1), mesmo com a participação de ações como a Nokia, que representam um terço do volume de negociação do mercado de ações finlandês.

  • 3. Psicologia dos investidores

    O efeito de disposição refere-se à tendência dos investidores a manterem ações que caíram por muito tempo, em vez de venderem ações que subiram prematuramente. O efeito de disposição é uma comparação entre a queda e a alta.

    Por outro lado, o comportamento de compra e queda deve estar relacionado a outra tendência dos investidores de varejo. Os investidores de varejo tendem a comprar ações lotarias. As ações lotarias provavelmente têm um retorno baixo no passado e, portanto, formam um fenômeno de compra e queda.

    É claro que não devemos simplesmente explicar outro comportamento por um comportamento. Os economistas retomaram a análise relacionada à análise das funções de utilidade e preferência. Em 2002, o ganhador do Prêmio Nobel de Economia Kahneman e o psicólogo Tverskey propuseram a teoria da prospecção (Kahneman and Tverskey 1979).

    img

    Isso explica por que os investidores às vezes se comportam de forma indiferente em relação a ações perdedoras. A preferência de risco demonstrada pelos decisores em eventos de baixa probabilidade também fornece uma possível razão para os investidores comprar ações lotarias. Os investidores especulam sobre ações lotarias para obter grandes retornos.

  • 4. Outros motivos

    As diferenças entre os conjuntos de dados utilizados e as medidas utilizadas talvez expliquem parte do outro; também explicam por que alguns estudos chegaram a conclusões contraditórias.

    • Diferenças entre os conjuntos de dados

      A pesquisa empírica sobre o comportamento dos investidores de retalho exige analisar o comportamento de transação de um certo número de investidores de retalho durante um determinado período de tempo, o número de participações. Isso requer um conjunto de dados de nível de conta muito detalhado. Qual é a estimativa interessante se eu tivesse todos os dados de contratação, transação e participação de todas as participações de todos os investidores? - A resposta de bh lin menciona várias fontes de dados usadas pela academia, incluindo: dados fornecidos por intermediários, dados fornecidos por bolsas de câmbio e dados fornecidos pelo depositário central de segurança.

      1. Pesquisa Gallup

      2. Pesquisa da Associação Americana de Investidores Individuais

      3. Pesquisa de Shiller

      E assim por diante.

    Os dados de transações relevantes aqui, além dos dados do CSD que podem cobrir quase todos os investidores, outros dados inevitavelmente haverão alguns desvios na seleção da amostra. Por exemplo, o grupo de usuários que escolhem alguns intermediários provavelmente concentra um determinado tamanho de investimento, nível de renda dos investidores.

    Questões sobre dados de pesquisa. As questões sobre esses dados de pesquisa foram mencionadas anteriormente no Cochrane (2011); Os resultados dos pesquisas podem ser influenciados por muitos fatores. Primeiro, pesquisas e linguagem usadas estão relacionados à compreensão dos entrevistados sobre os dados de pesquisa; por exemplo, alguns estudos sobre eleições e referendos descobriram que diferentes perguntas podem afetar os resultados das eleições.

  • Diferenças entre os intervalos de observação

    O intervalo de observação aqui envolve o cálculo de duas medidas. Uma é a duração do tempo que a taxa de retorno do passado precisa cobrir. A segunda é a duração do tempo que a tendência comportamental do investidor precisa ser analisada. É claro que muitos artigos de evidência são baseados em análises de um número suficiente de intervalos de observação diferentes.

    Referências:

    1. Grinblatt M, Keloharju M. O comportamento de investimento e o desempenho de vários tipos de investidores: um estudo do conjunto de dados único da Finlândia.

    2. Ng L, Wu F. O comportamento comercial de instituições e indivíduos nos mercados de ações chineses. Journal of Banking & Finance, 2007, 31 ((9): 2695-2710.

    3. Cochrane JH. (2011) Discurso presidencial: Taxas de desconto. Journal of Finance 66:1047108.

    4. Greenwood, Robin e Andrei Shleifer. 2014. Expectativas de Retorno e Retornos Esperados, Revisão de Estudos Financeiros

    5. Barber B M, Odean T. O comportamento dos investidores individuais [J]. Disponível no SSRN 1872211, 2011.

    6. Linnainmaa, Juhani, 2010, As ordens de limite alteram as inferências sobre o desempenho e comportamento dos investidores?

    7. Kahneman, D.; Tversky, A. (1979). Teoria da perspectiva: uma análise das decisões sob risco. Econometrica47 (2): 313327. doi:10.2307/1914185.

Autor: BH Lin O que é isso?https://zhuanlan.zhihu.com/p/20307618Fonte: conhecido Os direitos autorais são reservados aos autores. Para reprodução comercial, por favor, entre em contato com o autor para obter autorização. Para reprodução não comercial, por favor, indique a origem.


Mais.