Pesquise em profundidade uma estratégia de negociação quantitativa
Olá! Este é um artigo focado em testar estratégias de negociação de moedas digitais. Como nossa comunidade e plataforma crescem, planejamos criar mais artigos desse tipo. Por favor, deixe seus comentários e lembre-se de experimentar nossa plataforma de quantificação de inventores e junte-se à nossa comunidade!
Claude Shannon, muitas vezes chamado de pai da era digital, é conhecido principalmente por suas contribuições significativas para a teoria da informação. No entanto, ele também fez importantes contribuições para o campo da criptografia e da finança. Como a moeda digital é a interseção entre os três campos, se ele ainda estiver vivo, eu acho que ele vai descobrir que isso também será um novo ponto de interesse dele.
O famoso experimento financeiro de Shannon, conhecido como Demon de Shannon, e suas descobertas podem ser aplicadas a estratégias de investimento em moedas digitais.
Felizmente, há uma plataforma dedicada a testar estratégias de negociação de algoritmos de ativos digitais.
O demônio de Shannon é uma experiência de Claude Shannon que demonstra que é possível obter lucros de um ativo investido mesmo sem retornos positivos esperados.
O ativo de investimento do experimento é um ativo hipotético com comportamento aleatório. Ele tem uma chance de 50% de dobrar o preço e uma probabilidade de 50% de diminuir para metade todos os dias. O plano de investimento é simples: investir 50% do ativo e manter o restante 50% em dinheiro e reequilibrar o processo todos os dias.
William Poundstone fornece um exemplo de um plano de investimento que produz retornos em seu livro The Wealth Formula:
Imagine que você começa com US $ 1.000, investe US $ 500 em ações e pega US $ 500 em dinheiro. Suponha que o preço das ações seja reduzido pela metade no primeiro dia. Isso lhe dá um portfólio de US $ 750: ações com valor de US $ 250 e dinheiro em mãos.
Em resumo:
Suponhamos que uma ação ganhou dois e caiu dois. O que você faz? Se você está prestes a investir 200 dólares, o segredo do Shannon é que você compra 100 ações, mais 100 estão vazias, e então o que você tem que fazer é manter o valor de mercado e o total de dinheiro em pé, por exemplo, quando você espera que 100 ações ganhem 200, você tem 200 ações mais 100 ações, 300 ações, e você vende 50 ações, então você tem 150 ações, 150 ações, e quando as ações caem um ações, o valor de mercado é apenas 75, mas você tem 225 ações!
Dessa forma, o demônio de Shannon pode aproveitar as flutuações dos preços dos ativos (ou seja, a colheita volátil) em vez de através da valorização dos ativos. Um portfólio reequilibrado também é mais estável do que um plano para comprar e manter os mesmos ativos. Essas descobertas fornecem insights sobre os benefícios da diversificação e do reequilíbrio de portfólios.
No entanto, devido às limitações dos mercados financeiros da época, Shannon nunca implementou essa estratégia. Na verdade, o custo de transação necessário para reequilibrar o portfólio teria um impacto negativo significativo em seu desempenho. No entanto, a principal limitação era que essa estratégia exigia um indicador de investimento extremamente instável para obter lucros consideráveis (lembre-se que as ações do experimento subiram 100% ou caíram 50% diariamente).
No entanto, desde então, os mercados financeiros mudaram drasticamente e vale a pena testar novamente essa estratégia.
A moeda digital é um ativo adequado para o demônio Shannon?
À primeira vista, parece que as moedas digitais são ótimas candidatas para este projeto de investimento: elas são conhecidas por serem muito instáveis, muito difíceis de avaliar e seus preços parecem ser impulsionados principalmente por negociações especulativas.
Eu fiz o primeiro teste do Shannon's Demon para a moeda mais popular: Bitcoin (BTC). No entanto, eu não rebalancei o portfólio todos os dias (como fiz na experiência original), mas programava o algoritmo para esperar que o preço do ativo fosse duas vezes ou metade do preço do último rebalanço. Eu usei dados da Polonix. O período de teste durou de 21 de fevereiro de 2015 a 7 de agosto de 2017, totalizando 899 dias.
Neste teste, o algoritmo de negociação reequilibra o portfólio três vezes após a construção do portfólio inicial; isso significa uma taxa de reequilíbrio de 1.21 vezes por ano. Esta velocidade não é suficiente para obter lucros atraentes da amplitude da volatilidade.
Além disso, o preço do Bitcoin subiu 1,266% durante esse período e teve uma tendência geral para cima. Portanto, não parece seguir um padrão de fluxo aleatório. Não surpreendentemente, o algoritmo de negociação ficou 901% atrás da estratégia de compra e detenção.
O gráfico abaixo mostra um cronograma das funções do algoritmo:
* O triângulo verde no primeiro gráfico indica que o algoritmo reequilibra o portfólio através da compra de bitcoins, enquanto o vermelho indica o contrário.
Agora, o fato de que Shannon não tenha passado da estratégia de compra e detenção durante esse período não significa que devemos abandoná-la, pelo menos não agora. Na verdade, a razão pela qual o Bitcoin é a moeda mais popular tem muito a ver com seu valor, e, portanto, eles são o que Soros chama de relação de hiato-anti-hiato, ou relacionamento mutuamente reforçado. Além disso, a volatilidade inicial dos ativos geralmente é alta.
Por essa razão, decidi fazer um segundo teste com uma moeda mais nova e menos conhecida: o Augur (REP).
Voltei a usar preços históricos para executar o teste em todas as datas: de 4 de outubro de 2016 a 7 de agosto de 2017 (um total de 308 dias). Durante esse período, o algoritmo de negociação rebalançou o portfólio cinco vezes após a construção do portfólio. Isso significa uma taxa de rebalançamento de 5.93 vezes por ano. Isso deve ser suficiente para gerar retornos de volatilidade suficientes.
Em termos de retorno, o demônio de Shannon ainda está atrás da estratégia de compra e detenção. Ele produz um retorno cumulativo de 103% contra 126% da estratégia de compra e detenção. No entanto, o retorno individual não é o indicador mais importante do desempenho do portfólio. O risco da estratégia é muito menor do que a estratégia de compra e detenção.
Em termos de retorno ajustado ao risco, comparei o Sharpe ratio (SR) das duas estratégias. Este indicador nos diz o prêmio de retorno gerado por cada unidade de risco (mais do que os títulos do Tesouro sem risco). O SR anual da estratégia comprada e mantida é de 1.15, contra o demônio de Shannon, de 1.21.
Com base nesses resultados preliminares, podemos tirar duas conclusões sobre o demônio de Shannon: para um ativo com um preço com uma forte tendência ascendente, ele produzirá menos retorno do que a estratégia de compra e retenção; e, segundo, ele reduz significativamente o risco do portfólio.
Se eu tivesse que investir muito dinheiro em uma moeda digital hoje, eu escolheria sem dúvida o plano demoníaco de investimento do Shannon em vez de comprar ou manter.
No entanto, há muitos outros algoritmos de negociação que valem a pena ser testados. Com a plataforma de quantificação dos inventores, você tem a oportunidade de ser um dos primeiros investidores a escrever seus próprios algoritmos de negociação e testar retroativamente seu desempenho.
As informações contidas neste artigo são apenas para referência. Não é recomendável comprar ou vender qualquer título ou implementar qualquer estratégia de investimento.
Pequeno.A análise durou meio dia, mas não me deu a ideia. A hipótese de que ele tem 50% de chance de dobrar o preço, a hipótese de diminuir para metade todos os dias é de 50% de hipótese, por exemplo, se o ativo inicial é 1, o total do investimento, um dia depois, o ativo é 2, ou 0,5, tomando a média, que é 1,25. A hipótese correta deve ser que o bitcoin tenha 50% de chance de dobrar o preço, e 50% de probabilidade de zero no dia, em que caso, ((2 + 0 / 2), o esperado líquido é apenas 1, vale a pena discutir.
Bem-estarO mercado está em declínio e as taxas de manutenção são baixas, dois pré-requisitos, e eu não acho que essa estratégia esteja funcionando bem em um mercado de tendências.
WxmsummerO diabo de Shannon - uma estratégia de equilíbrio dinâmico