O índice de força relativa (RSI) tradicional usa duas linhas para refletir a força da tendência de preços.
Com base no princípio do equilíbrio entre a oferta e a procura no mercado, o RSI avalia a força do poder de compra e venda dos lados longo e curto do mercado, comparando a subida e queda dos preços no período passado e, assim, julga a tendência futura do mercado.
No comércio real, o RSI é geralmente usado apenas como uma referência para julgar a tendência de preços, e é difícil emitir sinais de negociação precisos por si só. É apenas uma evidência de apoio complementada por outra análise técnica.
O princípio matemático é que, em termos simples, a comparação de poder entre compradores e vendedores é obtida por cálculo numérico. Por exemplo, se 100 pessoas enfrentam um produto, se mais de 50 pessoas querem comprar, e eles estão competindo para aumentar os preços, o preço do produto aumentará. Pelo contrário, se mais de 50 pessoas estão competindo para vender, o preço naturalmente cairá.
Primeiro, defina o intervalo ascendente U e o intervalo descendente D:
Então defina a força relativa
Entre eles, a SMA (x, n) é a média móvel simples de x com período n. Depois de normalizar RS, temos RSI:
Após a normalização, a faixa de valores do RSI é garantida entre 0 e 100, o que torna o RSI em diferentes momentos comparável.
Assim, o RSI mede a magnitude do aumento médio nos últimos n ciclos em relação ao declínio médio, ou seja, a força dos touros em relação aos ursos nos últimos n ciclos.
A estratégia tradicional de cronometragem do RSI é dividida principalmente em duas categorias. Um tipo é uma estratégia de reversão, ou seja, quando o RSI é maior (menor do que) um valor maior (menor), a situação em que o poder das partes compradoras (partes vendedoras) é dominante mudará.
O outro tipo de estratégia é exatamente o oposto, ou seja, quando o RSI muda de pequeno para grande (de grande para pequeno), indica que o poder das partes compradoras (partes vendedoras) é dominante e que esta tendência continuará.
Se o limiar superior do RSI for M, o limiar inferior é 100-M. A área onde M < RSI < 100 é definida como a área de compra excessiva, ou seja, neste momento, as partes compradoras têm aumentado durante um período de tempo no passado, e então a probabilidade de prevalecer o lado vendedor é maior; caso contrário, a área onde 0 < RSI < 100-M é definida como a área de venda excessiva, neste momento, o lado vendedor pressionou o preço por um período de tempo, após o qual a probabilidade de prevalecer as partes compradoras é maior.
Assim, quando o RSI > M, a posição é fechada e curta, e quando o RSI < 100-M, a posição é fechada e comprada, como mostrado na figura abaixo.
A estratégia de tendência do RSI é semelhante à estratégia de tendência da média móvel. Quando o RSI de curto prazo cruza para cima (para baixo) o RSI de longo prazo, considera-se que as partes compradoras (partes vendedoras) começaram a empurrar, e a tendência de aumentos de preços (diminuções) continuará por um período de tempo.
Como é eficaz o RSI na negociação quantitativa? Vamos testar a estratégia tradicional de cronometragem do RSI no IF300.
Código:
/*backtest
start: 2015-02-22 00:00:00
end: 2020-04-09 00:00:00
period: 1d
exchanges: [{"eid":"Futures_CTP","currency":"FUTURES"}]
*/
function main() {
$.CTA('IF000', function (st) {
var r = st.records;
if (r.length < 14) {
return;
}
var rsi = talib.RSI(r, 14);
var rsi1 = rsi[rsi.length - 2];
var mp = st.position.amount;
if (mp != 1 && rsi1 < N) {
return 1;
}
if (mp != -1 && rsi1 > 100 - N) {
return -1;
}
});
}
Resultados dos testes de regresso
Pode-se ver que, quer seja usado a curto ou a longo prazo, o retorno da estratégia de reversão do RSI é negativo.
Então, existe uma melhor estratégia de cronometragem do RSI para futuros de índices de ações ou futuros de commodities? Começamos com as deficiências das estratégias tradicionais de cronometragem do RSI. A desvantagem da estratégia de reversão do RSI tradicional é que ela usa apenas o indicador do RSI de um único período. Embora o RSI de curto prazo esteja na zona de supervenda, o RSI pode estar na zona de supercompra no longo prazo. Neste momento, a venda a descoberto só pode gerar pouco lucro no curto prazo e é provável que perca dinheiro no longo prazo.
A estratégia de tendência tradicional do RSI é o atraso do crossover, que muitas vezes ocorre após um período de alta. Neste momento, não há muito tempo até a próxima reversão, então a margem de lucro é pequena. Ao mesmo tempo, o crossover considera apenas o tamanho relativo dos períodos longo e curto do RSI, e não considera o tamanho absoluto do próprio RSI. Portanto, combinando as vantagens das duas estratégias tradicionais, uma nova estratégia de tempo do RSI de longo prazo e curto prazo pode ser obtida.
Para superar as desvantagens de usar um único RSI, usamos o mesmo período de parâmetro N em duas linhas K com períodos diferentes para calcular o RSI de curto e longo prazo, respectivamente.
A fim de superar as deficiências do uso do tamanho relativo do RSI, estabelecemos dois limiares L e S para o RSI de longo prazo e curto prazo, respectivamente. Quando o RSI de longo prazo > L, a perspectiva de longo prazo é considerada dominante, e quando o RSI de curto prazo > S, o longo está começando a empurrar, e a tendência continuará; e vice-versa.
Portanto, em primeiro lugar, podemos ter uma previsão sobre a faixa de tendência de L e S. Uma vez que o RSI de curto prazo é mais sensível do que o RSI de longo prazo, L < S. A faixa de valor de L deve ser de cerca de 50, e a faixa de tendência de S deve ser de cerca de 80.
A estratégia de negociação RSI melhorada calcula separadamente os indicadores RSI na linha K de diferentes períodos. Quando o RSI da linha K de baixa frequência é forte e o RSI da linha K de alta frequência é muito forte, comprar longo; quando o RSI da linha K de baixa frequência é fraco, o indicador RSI da linha K de alta frequência é fraco, vender curto; e também fechar todas as posições antes do fechamento do mercado.