O pequeno sonha que um dia possa se tornar um trader de topo, um trader qualificado também deve ter um certo nível de conhecimento macro. Em cada fim de semana seguinte, o pequeno vai aprender com todos a série macro trading 101, com o desejo de trazer alguma inspiração para além das estratégias específicas.
O termo "macro-trader" refere-se a um comerciante que procura oportunidades entre ativos, tais como títulos, divisas, índices de ações e commodities, com base em uma visão macroeconômica de crescimento econômico, inflação, política monetária e política fiscal. Eles tendem a apostar em um tipo de ativos sobrevalorizados/subvalorizados em relação a outros ativos, em vez de em um tipo de ativos próprios em queda. É preciso salientar que, em geral, não consideramos que os macrotraders precisem fazer estratégias de seleção de ações, como estratégias de seleção de ações em ações de ações ou estudos de credibilidade de emissores em ações de ações.
Contrariamente ao que muitos pensam, eu acho que o Macro Trader não tem em mente a macroeconomia, nem mesmo a capacidade de previsão da macroeconomia. A macroeconomia abrange muitas áreas muito amplas e profundas, mas para o Trader, nós só nos preocupamos com quem vai pegar o dinheiro para comprar a posição da minha mão e como estimar as ofertas dos outros. Então, o primeiro passo é entender como o dinheiro circula no meio do sistema monetário.
O conceito mais básico do sistema bancário monetário é o crédito. No mercado de transações sem mecanismos de crédito, como o mercado de habitação para moradores, o número de casas só pode ser calculado para comprar e vender o número de casas. No mercado de mecanismos de crédito, como o do banco monetário, os bancos podem pagar o grande montante prometido aos clientes que depositam no banco, mesmo que agora tenham apenas um pequeno montante de dinheiro. Se a liquidez for bem gerida, os depósitos podem ser centenas de vezes maiores do que o dinheiro que temos. A criação de empréstimos é uma forma de expansão de empréstimos.
Este gráfico é o favorito do panda, escrito por Wang Zhuo, do Banco de Hong Kong, e descreve como entender o mecanismo de liquidez de crédito do Fiat Money com base no balanço de crédito. No sistema do Fiat Money, todas as moedas de base são dívidas do banco central. Quando o banco central considera que há riscos de desvalorização, pânico de liquidez, aperto de raízes, ou "qualquer que seja a razão para a necessidade de liquidação", o banco central opta por expandir sua própria dívida para criar mais moedas de base.
A liquidez da moeda básica, e não o tamanho do crédito em geral, é a chave para a flexibilidade do banco. Como os bancos têm a responsabilidade de criar liquidez através do mecanismo de crédito, o aperto do banco geralmente é causado pelo sistema bancário. Nós mencionamos que as empresas possuem a moeda de crédito criada pelo banco, o Crédito, e não a moeda básica, o Money (exceto se abrirem contas bancárias e receberem apenas dinheiro debaixo do colchão), mas as transações empresariais, especialmente com as transações com outras empresas de outros bancos, são feitas através da moeda básica.
但是否这种无序银根紧缩现象是否已经被彻底消灭,不需要我们关注了?答案是不仅没有,而且还在央行够不着的地方越玩越High。例如离岸货币体系其实就没有旨在调控流动性和货币利率的中央银行(此处默默黑某央行),所以离岸体系比在岸体系脆弱的多。离岸货币体系的基础货币,往往是由在岸银行搬运的,其主要目的是套利(即使是离岸美元,套利因素也很重)。可以想象,当离岸市场的商业银行出于信心坍塌而收缩信贷的时候,仅仅只用在岸离岸之间的息差吸引同样的商业银行多搬运些在岸货币来抚平离岸市场的银根紧缩,效果将有多差。2008年离岸美元市场的流动性坍缩,其实严重程度远大于美国本土,联储应对的方式是向ECB/BoE/BOJ/SNB/BoC等央行发放大规模的Swap,向离岸供应天文数字一样的美元,再加之各家央行的主要目的是金融稳定而不是套利,才压制住Eurodollar市场的恐慌。有心人士可以对照FED的H4.1表,看看当时投放的USD流动性有多大量。
(A parte das moedas offshore continua a cair, Macro 101 tem medo de não se manter, então o mercado offshore, ou a parte do sistema bancário monetário sem regulação do banco central, chegou aqui primeiro, no entanto, este assunto é realmente comum, o caso 2a-7 seguinte é mais maravilhoso) (Não posso resistir, volto a repetir uma frase, agora muitas pessoas sentem saudades do sistema de base de ouro, todos os Macro Traders querem saber como fazer o Trade sob o sistema de base de ouro?
No sistema bancário monetário, os bancos assumem a responsabilidade pela liquidez da moeda básica, de modo que a estrutura do sistema bancário é o foco da observação do fluxo dos comerciantes macroeconômicos, especialmente no que diz respeito à disseminação da liquidez para os balanços de crédito das empresas. Tente listar alguns pontos de observação. Primeiro, nós estamos muito preocupados com as reservas, porque o efeito da reserva de depósitos no total de moedas básicas disponíveis para liquidação afeta diretamente a liquidez do sistema monetário como um todo.
O que eu recomendo aqui é não simplesmente olhar apenas para as mudanças nos números macroeconômicos. Por exemplo, o chamado FED QE imprime o fluxo de dinheiro para o mercado de ações que impulsiona o índice de ações, mas se combinado com a análise de liquidez do Money and Credit, percebemos que o QE é de fato extremamente eficiente, e que a baixa estimativa de dívida básica da expansão de reservas permanece na maior parte das reservas excessivas dos bancos comerciais, o que leva a baixa disponibilidade do sistema de crédito monetário para assumir reservas excessivas, que aumentou de US $ 50 bilhões em 2007 para US $ 200 bilhões em 2013 e tem um valor de investimento de mais de US $ 200 bilhões, mas não é intencional.
Em economias de crescimento normal, as empresas veem os retornos dos investimentos maiores que os custos de oportunidade, têm o impulso para aumentar o financiamento e colocar o capital em funcionamento, e o CAPEX das empresas gera a demanda por mão-de-obra e mercadorias e, portanto, impulsiona a inflação. Que história maravilhosa, infelizmente, agora repleta de economias anormais, as economias normais parecem incompatíveis. O mais famoso é a recessão do balanço de contas japonês, onde as empresas japonesas não se atrevem a expandir o CAPEX, mas usam os ganhos da Retained Earnings para preencher os buracos deixados quando a economia bolha.
O segundo exemplo são as empresas norte-americanas após o QE. De acordo com os livros didáticos, as empresas deveriam ser incentivadas a apostar em juros baixos, e as empresas deveriam apostar em alguns projetos CAPEX que parecem não ser lucrativos, levando à inflação (veja Bernanke VS Summers (2015)).
第三个例子更有意思。仍然考虑企业对主营业务没有信心的情形,如果投机成本低、企业有钱但又不愿意发给股东,他会干什么?说不定我们可以考虑干些投机。投机讲究快进快出,所以显然不能做重资产的,这时候金融资产就显得有得天独厚的优势了。在这种情况下,金融资产尤其是企业最熟悉的商品领域会出现大幅的波动,甚至超过宏观的趋势。另一个投机现象是别家地里比自家肥,制造业想做房地产,房地产进军金融业,金融业搞直投…这种Mislocate现象不仅中国有,欧美市场也有,不过欧美市场更多是投资组合资产配置方面的Mislocate.
(E, simplesmente, o Macro Trader precisa combinar informações do nível Micro para fazer a análise de fluxo, olhando apenas para dados macroscópicos como um alimento morto absoluto.
Como há muito material neste aspecto, não vou descrever, apenas um pouco em particular. Os PM/Traders que trabalham no campo da FICC na China costumam observar esses fenômenos de bancos monetários mais profundamente do que os mercados desenvolvidos da Europa e dos Estados Unidos. Isso deve ser dito como uma vantagem do mercado relativamente maduro quando se estuda o Macro Trading.
Como mencionado acima, o balanço de crédito dos bancos centrais e comerciais é o ponto de observação mais importante para o Macro Trader. Na verdade, a informação sobre isso é muito rica, pois os principais bancos centrais publicam regularmente estatísticas de dados de bancos centrais e comerciais. Ler os dados dos bancos centrais e comerciais é uma função fundamental do Macro Trader. Recomenda-se que todos os leitores leiam atentamente os dados financeiros publicados pelos principais bancos centrais, pelo menos os dados do FED e do PBoC. Ao ler os dados do FED, recomenda-se comparar os dados do FED Z1 Flow of Funds com os dados do FED Z1 Flow of Funds, que são mais favoráveis para a compreensão do mecanismo de condução do sistema monetário em bancos centrais / bancos / empresas.
Na análise acima, eu intencionalmente evitei os métodos tradicionais de análise do banco de moeda, como M0/M1/M2 etc. Por um lado, porque o conteúdo é rico o suficiente para que os leitores possam pesquisar por conta própria, sem a necessidade de eu não ter sido treinado em Kobane (ou seja, a análise profunda é pequena ou muito desordenada, comparando o Flow Chart com o material no mercado que confunde completamente o conceito de banco de moeda). Por outro lado, o Macro Trader deve ter a capacidade de transformar o modelo ou os dados obtidos para descrever um quadro mais preciso.
O Flow de crédito bancário comercial tradicional, no sistema financeiro moderno, também tem um papel igualmente importante como o sistema de títulos, ou o sistema de crédito bancário sombrio. Sua característica é que os títulos assumem uma parte da função de criação de crédito. O artigo mais detalhado sobre este aspecto é Possar (Pozsar, 2014), que é tão abrangente que não é necessário descrever, apenas um simples gráfico de referência, registrando alguns pontos principais.
Um dos pontos é que, em um sistema de crédito de banco-sombra, o dinheiro em contas de bancos centrais é a moeda base, além do que o dinheiro, e os títulos também podem desempenhar o papel de moeda base. Isso porque em todos os sistemas de bancos monetários modernos, os títulos têm o mesmo capital de risco que o dinheiro, e, no sistema de bancos monetários principais, a liquidez e a eficiência de liquidação de transações e recompra de títulos são extremamente elevadas, de modo que os títulos também podem servir como moeda base, assumindo uma parte do papel de derivados de crédito. Assim, uma conclusão é que um sistema monetário com regulação de preços e alta eficiência de liquidação de títulos, com taxas de juros políticas iguais às taxas de recompra de títulos de países de noite.
Em segundo lugar, os bancos-sombra, ou seja, as instituições financeiras não-bancárias, cujas transações também exigem dinheiro físico, e os bancos-sombra, embora possam derivar crédito, muitas vezes não podem obter crédito diretamente do banco central (exceto em casos muito raros), por isso seu papel no gráfico de fluxo de dinheiro dos bancos comerciais mencionados anteriormente pode ser considerado no nível das empresas.
Terceiro, os bancos-sombra participam do sistema de crédito monetário, mas as estatísticas e os mecanismos de funcionamento do sistema de bancos-sombra são muito menos desenvolvidos do que as estatísticas dos bancos comerciais. Muitas vezes, as estatísticas dos bancos-sombra são em si um obstáculo potencial e podem até mesmo enganar a política monetária.
Os conceitos são muito chatos. É chato aprender, porque ignorar o sistema seria uma grande falta de compreensão do Flow Chart. Agora, quando revisamos a crise monetária de junho de 2013, o discurso da plateia é que o Banco Central aperta a política monetária para alavancar e causar o colapso da liquidez. Mas se você estudar os dados financeiros do segundo trimestre de 2013 e compará-los com documentos importantes do Banco Central, como o Relatório de Política Monetária, você verá que o crédito e a liquidez ainda parecem ter crescido significativamente, mas não aumentado um pouco.
No mercado maduro, o sistema bancário sombrio tem mais liberdade, mais funções e, portanto, mais efeitos, e precisa ser observado mais de perto. Quando o Fed abriu drasticamente a QE em 2009, muitos participantes lamentaram a iminência de uma inflação maligna sem precedentes, com o ouro sendo atingido em 1900; no entanto, hoje, seis anos depois, a inflação dos EUA sofreu muitas desvantagens e apenas lutou para 2%; as razões para isso são variadas, mas do ponto de vista de um Macro Trader, se ignorarmos a eficiência do sistema bancário comercial e do sistema bancário monetário, falar de inflação apenas de acordo com a moeda básica é absolutamente problemático.
Seja no sistema bancário comercial ou no sistema bancário sombrio, a liquidez é o ponto mais sensível do Macro Trader. O processo não é simplesmente a venda de ativos de risco, a venda não é o resultado, e será interrompida quando a compensação pelo risco for reduzida a níveis razoáveis. Mais uma vez, o Debit e o Credit enfatizam a necessidade de uma expansão simultânea dos níveis de depósito que os bancos mantêm, em vez de uma expansão para criar depósitos em empréstimos. Assim, o processo de liquidez é um processo que requer uma grande quantidade de dinheiro para criar uma base monetária.
Em mercados desenvolvidos com mecanismos flexíveis e fortes de regulação, como os mercados da Europa e da América, a Flight to Quality é uma série de reações que os traders simplificam para Risk On/Risk Off, e depois os fluxos de capitais e a reação dos preços dos ativos são explicados por mudanças no Risk Appetite. O benefício desta prática é simplificar muito o processo de análise, mas também ignorar a análise profunda da estrutura do mercado. Anteriormente, mencionamos que, se o mecanismo do mercado for muito suave, pode formar-se uma caixa negra, o que pode causar a perda da percepção da infraestrutura do mercado, o que afeta a intuição do trader.
Apesar dos impactos de eventos como o Lehman, no sistema bancário monetário moderno, o impacto do risco de liquidez é cada vez maior, e até maior, do que o risco de crédito tradicional, mesmo no caso do Lehman. Este aspecto é o aumento da regulação do sistema bancário comercial, com medidas de regulação de capital, liquidação centralizada e insolvências ordenadas que reduzem significativamente o impacto do sistema de risco de crédito. Por outro lado, os governos e os bancos centrais apostam em risco sistêmico, o que faz com que um número crescente de participantes acreditem que o risco de crédito, uma vez que o risco sistêmico sobe, é o risco de que o banco central tenha que tomar medidas de resgate.
Em outras palavras, o trader deve ser mais sensível às mudanças no sistema de crédito monetário do que o tubarão. Cada mudança na estrutura do crédito monetário significa que um grupo de fundos terá que mudar de caminho e procurar novos caminhos. Se você puder descobrir o caminho de transmissão do crédito monetário e pegar o dinheiro antes do mercado, significa ficar sentado.
Traduzido de Conheça o Moneycode